Piauí Rio revela patrimônios naturais e culturais do Piauí

Projeto reúne exposições, painéis gigantes e atrações que apresentam o destino nordestino aos cariocas

Edição DIÁRIO com agências

O Morro da Urca recebeu nesta quinta-feira (14) a abertura do Projeto Piauí Rio, iniciativa que convida os cariocas e visitantes do Rio de Janeiro a conhecerem as riquezas naturais e culturais do Piauí diretamente do Bondinho Pão de Açúcar.

A cerimônia contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A programação do projeto reúne a mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” no Bondinho Pão de Açúcar, a exposição de Artesanato no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e Encontro de Negócios de Turismo do Piauí.

“Depois de quase dois anos, estamos tendo a oportunidade de realizar um evento dessa magnitude de promoção do nosso estado. Nossa expectativa é bastante positiva, e tem se cumprido com o que temos presenciado”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí Mário Lacerda durante a cerimônia igaugural.

- Advertisement -

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Espaço Baía de Guanabara receberá duas apresentações culturais com artistas regionais, às 11h e 16h30 (Foto: governador do Piauí Wellington Dias/divulgação)

Até o dia 18 de outubro, uma moderna instalação no Bondinho Pão de Açúcar divulgará o destino turístico nordestino, famoso pelos seus parques nacionais, sítios arqueológicos, praias e Delta do Parnaíba, além de captar visitantes por meio de uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauiense.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Espaço Baía de Guanabara receberá duas apresentações culturais com artistas regionais, às 11h e 16h30. As atrações serão Vagner Ribeiro e Valor de Pi, e Patrícia Mellodi, além da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, convidada pelo Sebrae no Piauí para se apresentar no evento.

Tradições

O artesanato, a moda e o agronegócio, que fazem do estado do Piauí um importante polo no Nordeste, também estão representados no evento. O espaço do expositor reúne cerca de 20 empresas. No local estão peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, cajuaça, mel, entre muitos outros símbolos da cultura regional, dando a oportunidade aos visitantes de levarem um pedacinho do Piauí para suas casas.

Dos 224 municípios do Piauí, pelo menos 180 deles têm um trabalho intenso de artesãos e produção de artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. Essas e outras matérias-primas típicas do estado inspiram e integram a Exposição de Artesanato do Piauí, no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, em cartaz entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro.

No Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporcionará uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado (Foto: Exposição de Artesanato do Piauí CRAB/divulgação)

A cajuína, bebida não alcoólica adocicada à base de suco de caju, tem Indicação Geográfica e é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí. Tem ainda a cajuaça, saborizada com a típica fruta, que encanta os fãs de cachaça.

No Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporcionará uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado. São sinalizados cinco pontos, onde os visitantes, por meio de videoscópios digitais (telescópios com vídeos), poderão ver imagens de pontos turísticos do Piauí como se estivessem olhando diretamente para eles, entendendo ainda a sua localização geográfica.

Para entrada no Bondinho Pão de Açúcar, o visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de vacinação da sua cidade.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing