Rio de Janeiro no Carnaval: turistas deixaram R$ 2,3 bilhões, na cidade, indica pesquisa

Continua depois da publicidade

O Rio de Janeiro continua lindo e recebendo milhares de turistas, inclusive no Carnaval. Dado foi divulgado pela Fecomércio nesta quarta-feira (27) durante evento com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Uma nota enviada ao DIÁRIO informa que os turistas nacionais e internacionais deixaram R$ 2,35 bilhões no Rio de Janeiro durante o Carnaval. O anúncio foi feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC-RJ) durante evento na capital fluminense e contou com a presença de autoridades como a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o levantamento do IFEC-RJ, vinculado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), o valor considera despesas com itens a exemplo de hospedagem, restaurantes, entretenimento e da compra de produtos. A análise, que ouviu 1,4 mil turistas brasileiros e estrangeiros, também revelou que 91,8% dos entrevistados estiveram na cidade para lazer, férias ou atraídos pela folia de Momo.

O levantamento indicou que 41,9% dos visitantes consultados estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez, enquanto outros 58,1% já haviam visitado o estado anteriormente (6 vezes, em média). Outro achado da pesquisa é o fato de 33,1% dos ouvidos terem afirmado que foram ou pretendem conhecer outras cidades fluminenses, destacando localidades como Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, Cabo Frio, Paraty, Petrópolis e Niterói.

A secretária Ana Carla Lopes avalia que os números reforçam a grande contribuição do estado ao desenvolvimento do turismo nacional. “Os dados comprovam que o Rio de Janeiro ocupa um lugar extremamente importante na promoção do nosso turismo, tanto internamente quanto externamente. Não é à toa que a cidade do Rio receberá, neste ano, reuniões do G20, o grupo das maiores economias mundiais, incrementando ainda mais a chegada de visitantes à sua capital e ao estado como um todo”, observa.

O estudo promovido pelo IFEC-RJ mostrou uma boa avaliação dos turistas nacionais e internacionais nos quesitos de acessibilidade e transporte; alojamento e acomodação; gastronomia; recreação e lazer e hospitalidade, com índices de aprovação que variam de 81,1% a 93,3%.

Carnaval
Secretária Ana Carla Lopes participou do anúncio de pesquisa do IFEC-RJ sobre turismo no Carnaval. Crédito: Divulgação MTur

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 19 de fevereiro deste ano nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e da Barra da Tijuca, além do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com entrevistas de visitantes brasileiros (exceto moradores do próprio estado do Rio de Janeiro) e estrangeiros. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

G20 – Além de participar da apresentação do estudo do IPEC-RJ, a secretária executiva do MTur deu sequência nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, à agenda de reuniões com vistas à organização de um dos encontros do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 na cidade. Ana Carla Lopes teve audiências, por exemplo, com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e também visitou locais que podem receber o evento.

A reunião do GT de Turismo no Rio ocorrerá nos dias 30 de junho e 1° de julho. A pauta envolve avanços em relação ao desenvolvimento sustentável do setor, englobando as dimensões econômica, social e ambiental. Ao longo do ano, quando o Brasil exerce a presidência do G20, haverá mais de 100 audiências de grupos de trabalho e forças-tarefas, além da cúpula presidencial do grupo, que acontecerá em novembro, também na capital fluminense.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade