RIOgaleão se destaca dentre os aeroportos de grande porte na Pesquisa de Satisfação de Passageiros

Continua depois da publicidade

De acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário divulgada nesta quarta-feira (24), o  RIOgaleão foi o aeroporto nacional que mais evoluiu, entre os terminais com movimentação superior a 15 milhões de passageiros ao ano.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O relatório referente ao primeiro trimestre de 2019 foi divulgado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Segundo a pesquisa, o RIOgaleão apresentou alta de 3,9% na avaliação de satisfação geral do passageiro, na comparação com o levantamento do primeiro trimestre de 2018. O Aeroporto Internacional Tom Jobim passou da última colocação entre os terminais de seu porte, com nota 4.23, para o segundo lugar, com classificação de 4.40.

Experiência do Usuário

A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia a experiência do usuário em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, nos principais aeroportos do país. Ao todo, são monitorados pelo levantamento 38 indicadores de satisfação dos usuários, divididos em cinco categorias. A pesquisa é coordenada por equipe técnica da SAC, e realizada por empresa contratada pelo Ministério da Infraestrutura, mediante licitação pública para realização das coletas.

Veja também as mais lidas do DT

Quase 20 mil entrevistas

Ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, foram realizadas 19.820 entrevistas. Deste total, foram ouvidos 14.216 passageiros de voos domésticos e 5.604 passageiros de voos internacionais. A nota atribuída nos itens da pesquisa funciona em uma escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”.

Até dezembro de 2017, a pesquisa abrangia 15 aeroportos, selecionados em função de sua utilização na Copa do Mundo de 2014. A partir de 2018, o critério para escolha dos aeroportos pesquisados passou a ser o volume de passageiros transportados no ano anterior. Com isso, passaram a integrar o relatório os 20 aeroportos com maior movimentação no país em 2017, responsáveis por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil.

Infra

O RIOgaleão assumiu a operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim em agosto de 2014 e, desde o começo de suas atividades, iniciou uma série de melhorias, que contemplaram obras de aprimoramento da infraestrutura, com a construção de um novo píer com 26 pontes de embarque, mais 2.700 vagas de estacionamento e a reforma completa do terminal 2. O aeroporto também criou novas opções de alimentação e varejo, que aumentaram a concorrência e ampliaram a oferta para os clientes, entre diversas outras melhorias.

Segundo a assessoria, até o fim da concessão, o RIOgaleão investirá R$ 5,2 bilhões no terminal.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade