Salta e as delícias de uma Argentina a ser descoberta

Continua depois da publicidade

Caminhamos para mais uma reportagem gastronômica sobre a viagem a Salta, na Argentina, ocorrida dos dias 4 a 9 de julho e a convite do Visit Salta, órgão responsável pelo turismo de lá. Preparados para entrar no site da Aerolíneas Argentinas e comprar seu bilhete para Salta?

Salta faz comida boa e de qualidade! Ao concluirmos essa série a certeza é uma só, ou várias: os saltenhos procuram enaltecer os alimentos típicos de sua região, compram mercadorias dos produtores locais e colocam nas cartas de vinhos as uvas cultivadas nas vinícolas de suas montanhas…

Viagem a Salta: Cidade Sagrada de Quilmes.
Cidade Sagrada de Quilmes. ( Foto: Mary Ellen Aquino).

Nessa terceira parte falaremos de três restaurantes: Estância Jesuítica Las Carreras, (Tafí del Valle – Tucumán), Güemes 125 (Cafayate) e Casa Chicoana (Chicoana). Saímos de Cafayate e fomos visitar as ruínas de Quilmes, que fica a uma hora de carro de Cafayate. Seguimos para o estado de Tucumán, na cidade de Tafí del Valle, visitamos uma estância que é de tudo um muito: hotel, fábrica de queijos, haras, e restaurante: Estância Jesuítica Las Carreras.

Veja também as mais lidas do DT

Viagem a Salta: Estância Las Carreras
Estância Las Carreras – Tafí Del Valle/Tucumán ( Foto: Mary Ellen Aquino).

 

Queijos da fábrica da Estância Las Carreras. (Foto: Mary Ellen Aquino).
Queijos da fábrica da Estância Jesuítica Las Carreras. (Foto: Mary Ellen Aquino).
Restaurante Los Alisos da Estância Jesuítica Las Carreras

A estância existe desde 1779. Ali funciona uma fábrica de queijos, e todas aquelas atividades típicas de uma fazenda original. Eles serviram degustação de entrada, esta travessa com queijos frios na foto (acima), uma panelinha de fondue, que não durou nem 10 minutos para desaparecer. Tem um queijo derretido na folha de uva que é uma ousadia boa.

Os outros pratos também são produzidos com alimentos da Estância Jesuítica Las Carreras e a cozinha é comandada por Luis Marcelo Garcia.

Ragu de llhama

O prato principal pode ser tradicional, assados e tal, mas oferecem carnes exóticas com o bode e a llama. Optamos pela ragu de llama com lentilhas, cenoura e batata palha – a carne é saborosa, única, não dá pra comparar a nenhuma outra carne de animal. Ela é macia e marcante, envolve o sabor nas bochechas, a lentilha vem ao ponto, batata palha crocante.

De sobremesa, o maravilhoso doce de leite argentino com um suspiro no ponto completamente equivocado, duro com uma pedra a ser lapidada, salvos pelo doce de leite.

A estância funciona como um hotel fazenda com 12 suítes e local para cavalgadas, as paisagens são deslumbrantes, pode parecer que existe um lugar assim nos filmes, nas obras de arte, mas não parecem reais, mas são.

Serviço: Ruta provincial 325 / km 13 / C.P 4137 / Tafí del Valle / Tucumán / Argentina

Güemes 125, na cidade de Cafayate. (Foto: Cesar Valdivieso).
Güemes 125

Inaugurado no centro de Cafayate há seis meses, o restaurante fica numa rua tranquila, onde tem uma casa de Alfajores, lojas de suvenir, roupas confeccionadas por cooperativas de mulheres, o Hotel Astúrias e belas paisagens de montanhas no final da rua.

O local é afetivo, pois foi a casa onde os donos cresceram, os irmãos Gabriel e Rafael Domingo. Empresários do ramo dos queijos, resolveram investir no restaurante que além de comida boa, tem os excelentes vinhos da vinícola do pai deles, a bodega Domingo Molina.

O restaurante investiu em mixologia e tem coquetéis autorais e tradicionais muito bem executados, faz bonito e surpreende. Também apresenta shows musicais: música argentina, blues, jazz e tango.

Entradas

As entradas acompanham queijos da produção dos irmãos sócios-proprietários, como os pinchos (petiscos): queijo e jamón, gouda envoltos em abobrinha,  presunto grelhados, queijo espanhol com geléia de marmelo (fruta que parece pera) e queijo azul, chorizo com queijo crioulo em pasta de pralinê de girassol (girassol caramelizado). Uma entrada extremamente sofisticada! Até a tradicional empanadas argentinas fritas, que são sem resquício de óleo e apetitosas.

Güemes 125 – Gabriel Domingo e a esposa Graciela Ortega. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Pratos Principais

Entre os pratos principais: Ratatouille de legumes duplamente cozinhados com óleo de ervas e molho vermelho; Tarta de cebola roxas com Malbec, queijo de cabra, vinagre e mel; Risoto de beterraba com queijo azul crocante, pesto verde e nozes caramelizadas; Abóbora cabotian grelhada e recheada com legumes assados e fondue de queijo Torrontés; lombo de porco cozido lentamente em mouseline de batata, com geléia de peras e vinho Malbec envolvidas em bacon fumado – o prato experimentado e aprovadíssimo, acompanha uma panelinha bem quente de queijo azul líquido, é para os fortes que gostam de queijo de verdade – altamente requintado.

Sobremesas

Entre as sobremesas destaque para a criatividade do “Tocinitos del cielo” (base em ovo e açúcar, sobremesa tipicamente portuguesa) ao Torrontés, com creme de hortelã e cítricos;
Crumble de maçã crocante com nozes e amêndoas com molho de chocolate branco e sorvete de frutas vermelhas para acompanhar.

A adega do Güemes 125 investe em promover os vinhos regionais, assim como da vinícola Domingo Molina que é excelente, e inova em Cafayate trazendo uma carta de coquetéis como o Flora, que é coisa de gênio dominando as coqueteleiras: “Hermano Rosado Malbec”, Gin Brighton, corante de morango e suco de limão, e o Tonico del Valle (Aperol com Torrontés).

Local descolado, com música ao vivo, bom atendimento, e gente jovem reunida.

Serviço: Endereço: Av. Gral. Güemes Sur 125, A4427 Cafayate, Salta, Argentina. Telefone: +54 3868 45-7006

Casa Chicoana na cidade de Chicoana em Salta. Local para reviver a Espanha. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Casa Chicoana

A praça estava toda enfeitada com bandeiras azul e branca, as cores da Argentina, a cidade inteira vestia roupas nas mesmas cores, era dia de festa. Dia 9 de Julho, o dia da Independência da Argentina dos mandos espanhóis (1816). Coincidências ou não, fomos para o restaurante mais espanhol da viagem: a Casa Chicoana.

A Casa Chicoana foi um mercado no passado, que vendia de tudo um pouco, então o lugar tem aquele misto de mercado, padaria e restaurante, onde as famílias se reúnem para ficar horas comendo em volta da mesa (algo típico dos espanhóis), bebendo vinhos saltenhos, as crianças correm pelo salão. Um lugar adorável, que tem mesas pelas calçadas com vista para praça, no salão, e num pátio interno nos fundos da propriedade.

Rota dos Incas

Guillermo Sanchez, o dono do restaurante, explica que Chicoana tem aproximadamente 450 anos e que já foi rota dos Incas e depois com a colonização foi uma rota real, e passou a recebe imigrantes de todos os lugares do mundo. Sanchez pontuou que isso fez toda a diferença nas várias influências gastronômica que a cidade cultiva, e ressalta a importância da culinária indígena que ainda é mantida na cozinha Argentina.

Casa Chicoana, prato vegano. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Todos as 16 brasileiros que integraram a Press Trip Salta (jornalistas e operadores de viagem) estavam ali, e fomos recebidos com espumante para o brinde final.

De entrada, as tradicionais empanadas argentinas, tão suculentas, a tradicional Salteña com batatas e carne, a Porteña com queijo e tomate, a Humita que é de milho, entre outras. São servidas bem quentes, com aparência e sabor de feitas na hora.

A refeição do meio, é um bife envolto de uma larga tira de bacon, batatas assadas e douradas com molho branco, um clássico simétrico e incrementado.

As opções de sobremesa incluem: crème brûlée, mousses, tiramisu, bolos, tortas, aquela confeitaria de padaria que atende a todos os gostos.

Na Casa Chicoana tudo tem gosto de feito com carinho e boa vontade, o atendimento é alegre e cortês, o que faz você se sentir realmente, “bem-vindo”!

Serviço: Endereço: España 15, Chicoana, Salta, Argentina. Telefone: +54 9 387 500-5831


*Mary Ellen Aquino viajou com seguro da GTA.

Salta e as delícias de uma Argentina ainda mais saborosa

Salta e os sabores de uma Argentina ainda mais gostosa

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade