Santa Sé terá pavilhão de € 3 milhões na Expo Milão 2015

Continua depois da publicidade

A Santa Sé apresentou nesta terça-feira (14) seu pavilhão na Exposição Universal de Milão, que insistirá na necessidade de alimento para o corpo, mas também espiritual, e ilustrará os compromissos humanitários da Igreja.

Na fachada desses pavilhão de 360 m², enorme bloco branco cuja entrada foi coberta por um grande véu amarelo, as palavras da Bíblia “Nem só de pão vive o homem” e “o pão nosso de cada dia nos dai hoje” serão projetadas em 13 línguas.

No interior, a tela “A Última Ceia” de Tintoretto e a tapeçaria flamenga “A instituição da Eucaristia” de Peter Paul Rubens serão expostas, para ilustrar o tema “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida” desta Expo-2015, que será aberta em 1º de maio.

Veja também as mais lidas do DT

Uma mesa “interativa” de 11 metros, encimado de projetores, será instalada no centro para mostrar os “múltiplos significados” desta peça essencial do mobiliário: mesa de cozinha, de trabalho, de estudo, de celebração sagrada…

Os filmes projetados vão evocar três compromissos caritativas da Igreja no Equador, em Burkina Faso e no Curdistão iraquiano.

O pavilhão, que custou 3 milhões de euros e que foi co-financiado pela Santa Sé, o arcebispo de Milão e a Conferência Episcopal italiana, já está completo, ao contrário de grande parte das instalações da Expo 2015, onde trabalham centenas de pessoas dia e noite a duas semanas da inauguração.

“A presença da Santa Sé será sóbria, por alguns aspectos minimalistas. Ela não promove um produto comercial, mas oferece uma mensagem”, assegurou o cardeal Gianfranco Ravasi, “ministro da Cultura” do Vaticano.

A Santa Sé está presente nas exposições universais desde a primeira, em 1851, e esteve ausente apenas na última, em 2010, em Xangai, devido à ausência de relações entre a China e o Vaticano. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade