Farol Santander abre ao público nesta sexta-feira (7) exposição Constelação: somos todos feitos de luz

Continua depois da publicidade

Uma espécie de aura composta por centenas, milhares de pontos luminosos refletidos sob fios em movimento. Cada gesto, cada ação são duplicados como em um espelho fantástico, deixando um rastro luminoso. Essa análise trivial foi o resumo do que se entendeu na visita guiada e exclusiva à nova exposição de arte imersiva Constelação – Somos Todos Feitos de Luz  no Farol Santander, em São Paulo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


 
Aberta ao público nesta sexta-feira (7), a exposição é fruto do talento de Maja Petric, uma artista croata e que, por ironia do destino, não poderá estar presente à abertura pois acaba de dar a luz ao seu primeiro filho.
“Foi uma ideia da artista Maja Petric. A instalação é composta a partir da silhueta das pessoas que fica registrada, do movimento que cada um faz ao transitar pelo ambiente”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
Segundo Patrícia, foi uma forma também do Santander dizer que as pessoas são feitas de luz. “Para mim é uma  honra estar aqui de novo com o Antonio Curti, o curador da mostra, apresentando essa nova geração de artistas super talentosos para São Paulo, trazendo para a cidade mais essa experiência”, falou Patrícia.
“Essa exposição é inspirada na obra Somos todos feitos de Luz “We’re all made of Light” da artista Maja Petric. Ela está vindo pela primeira vez para a América Latina. A ideia, o conceito da exposição em si foi reconhecida pelo The Lumun Prize de Arte e Tecnologia (prêmio conquistado com a obra que está sendo apresentada no Farol Santander SP)”, afirmou Antonio Curti.
“A ideia da artista é contar a história do Universo e como as ações, gestos e atitudes das pessoas têm importância. Ao entrarem vocês vão perceber que a ação que  fazem gera um efeito, suas silhuetas se transformam em luz e essa partícula de luz que a gente emana permanece no espaço; quando vocês forem embora tem uma inteligência artificial que mantém a sua presença ali. Então tudo que a gente faz lá, as pessoas que entrarão agora, os próximos visitantes vão receber um reflexo disso e por aí vai. Você vem, deixa seu rastro, vai embora e tudo que você deixa continua fazendo efeito nas pessoas seguintes”, explicou o curador aos jornalistas presentes.

Antonio Curti, o curador da exposição e Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil (Crédito: DT)

Rastro luminoso

A obra tem composição algorítmica desenvolvida pelo polônes Marcin Paczkowski e colaboração do cientista computacional romeno Mihai Jalobeanu, que auxiliaram na tecnologia movida à base de Inteligência artificial. O projeto foi desenhado visualmente e acusticamente para permitir o envolvimento do ser humano em uma conexão com o meio ambiente e a sociedade.


SERVIÇO:
Serviço: Constelação – Somos Todos Feitos de Luz
Quando: 07/02/2020 (sexta-feira) a 03/05/2020 (domingo)
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a domingo)
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.
Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade