São João do Maranhão iniciou sua movimentação em São Paulo antes mesmo da abertura oficial da temporada junina no estado, levando manifestações culturais e ações voltadas ao mercado turístico para a capital paulista. A iniciativa reforça o posicionamento da festa maranhense como um dos principais produtos culturais e turísticos do país.
DA REDAÇÃO com assessorias
Com intervenções culturais em espaços públicos e encontros com operadores, agentes de viagem e imprensa especializada, o São João do Maranhão apresentou uma prévia da programação que, em 2026, terá mais de 70 dias de duração. A ação busca antecipar a experiência do visitante e estimular a comercialização de pacotes turísticos em um dos principais mercados emissores de turistas do Brasil.
Segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), turistas do estado de São Paulo representaram 26,02% do total de visitantes de fora do Maranhão durante o período junino do ano passado, consolidando o peso estratégico do mercado paulista para o crescimento do evento.
Durante a agenda em São Paulo esta semana, o governador Carlos Brandão destacou a importância de aproximar operadores e agentes de viagem da cultura maranhense para fortalecer a promoção do destino com antecedência.
“Temos aqui cerca de 350 agências de viagem e operadores de turismo. É importante apresentar o nosso potencial para quem comercializa hotéis, passagens e roteiros, permitindo que o visitante se programe”, afirmou o governador.
As apresentações de bumba meu boi e cacuriá transformaram espaços paulistanos em vitrines da cultura popular maranhense. A proposta foi oferecer ao trade turístico uma experiência imersiva capaz de ampliar o interesse pela temporada junina e pelos atrativos do estado.
Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, levar o São João do Maranhão para São Paulo é uma forma de aproximar o mercado nacional da diversidade cultural do estado.
“O Maranhão possui uma extensa temporada de festas, entre maio e julho, permitindo ao visitante conhecer tanto as manifestações culturais quanto destinos como os Lençóis Maranhenses”, destacou.
A programação promocional também passou por Belo Horizonte e ocupou pontos estratégicos da capital paulista, como Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e o Centro de Tradições Nordestinas. Entre os grupos participantes estiveram Boi de Morros, Boi dos Sonhos e o Cacuriá Balaio de Rosas, além da presença da influenciadora Thaynara OG, que atua na divulgação da cultura maranhense nas redes sociais.
Com cerca de 400 grupos de bumba meu boi e reconhecimento da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o São João do Maranhão é considerado um dos mais extensos e relevantes do calendário cultural brasileiro.
A programação oficial começa nesta semana com o projeto Maranhão de Reencontros, realizado na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, e segue pelos arraiais da capital e do interior ao longo dos próximos meses. Além da dimensão cultural, o evento movimenta setores como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços, consolidando-se como um importante motor da economia maranhense.




