Seminário Internacional Inspira Ecoturismo reúne experts em Bonito

Continua depois da publicidade

Um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, Bonito, no Mato Grosso do Sul, recebe na próxima semana um evento de alto padrão que vai reunir renomados especialistas para discutir um dos segmentos que têm tido mais destaque no Turismo no mundo todo.

EDIÇÃO DO DT com Agências


O Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, que acontece no período entre os dias 18 e 21 de maio, é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do projeto Polo Sebrae de Ecoturismo e vai atrair para Bonito autoridades e especialistas de vários países, como Gustavo Alvarado, Ministro do Turismo da Costa Rica, destino considerado como um dos que melhor exploram responsavelmente o ecoturismo em todo o mundo.

Veja também as mais lidas do DT

Estarão participando de debates, palestras e oficinas experts como Gabriella Stowell, diretora para a América Latina e Caribe da Adventure Travel Trade Association – ATTA; José Zuquim, CEO da Ambiental Viagens Operadora; Bruno Quick, Diretor Técnico do Sebrae Nacional; Bruno Wendling, Diretor-presidente na Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul – FUNDTUR; Jorge Moller, Diretor do Global Sustainable Tourism Council; Rafaella Lehmann, Coordenadora-Geral de Turismo Responsável no Ministério do Turismo; Marco Sobrinho, Area Manager do Booking.com e Milagros Ochoa, Responsável pelo Turismo da PROMPERÚ no Brasil, entre outros.

A programação dos quatro dias de evento também inclui visitas técnicas a destinos da região e encontro de negócios. As oficinas e painéis serão transmitidas ao vivo, de forma on-line, pelos canais do Sebrae/MS. Também acontecerão mostras e painéis abordando o empreendedorismo dentro do Ecoturismo.

Entre os temas que serão abordados durante o Inspira Ecoturismo, estão segurança no turismo de aventura, estratégias de mercado, políticas públicas, turismo sustentável, inovação, desenvolvimento local e sustentabilidade. Durante o evento será feito o lançamento oficial do Polo de Referência e Disseminação de Conhecimento no Ecoturismo, o “Polo Sebrae de Ecoturismo”.

O objetivo da ampla programação é proporcionar aos participantes compartilhamento de conhecimentos, oportunidades de negócios, networking com profissionais e referências em atividades na área – a fim de inspirar e fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios entre gestores relacionados com as atividades turísticas nos destinos com vocação para o turismo sustentável.

Briuno Wendling, Presidente da Fundtur-MS
Briuno Wendling, Presidente da Fundtur-MS (crédito: Chico Ribeiro – Fundtur-MS)

Para Bruno Wendling, Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Fundtur/MS, “o Inspira Ecoturismo que vai ser realizado em Bonito vai ser um evento muito importante para que toda a cadeia produtiva discuta o ecoturismo, a conservação, as novas tendências do turismo de natureza, a melhoria dos produtos, a inovação, a experiência”.

“É muito importante esse evento, que vai trazer pessoas importantes do mercado nacional e internacional, representantes da Costa Rica, do Perú, do Chile para ajudar a discussão em âmbito internacional. Eu entendo que vai ser muito importante, com informações legais e conceitos acerca do ecoturismo e, claro, trabalhar para a melhoria das atividades dentro do nosso país para que a gente se fortaleça e, claro, mostre para o Brasil que o Mato Grosso do Sul é referência em ecoturismo dentro do continente e até do mundo”, complementa.

Para o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, “o Inspira Ecoturismo vem para fortalecer o segmento do turismo como um todo e Bonito é a cidade ideal para receber esse tipo de ação. É o principal destino de Mato Grosso do Sul, é uma referência internacional em Ecoturismo, além de ter uma governança local atuante. O Sebrae sempre apoiou a profissionalização do setor no município, e o seminário é mais uma ação nesse sentido”.

Principal destino de turismo do Estado e eleito 16 vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo pela revista Viagem e Turismo, Bonito, além das paisagens exuberantes construiu um sólido modelo de gestão sustentável do Turismo. Alguns exemplos são a criação de um Voucher Único com controle da capacidade de carga dos atrativos turísticos, a implantação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS) nos atrativos e uma governança fortalecida no Conselho Municipal de Turismo.

Mais informações sobre o evento e sua programação podem ser encontradas no site inspiraecoturismo.com.br.

Polo Sebrae de Ecoturismo

Criado para o Ecoturismo, o Polo Sebrae de Ecoturismo tem como objetivo a produção e disseminação de conteúdos para entidades, empresários, gestores e demais interessados no assunto, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade – contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos do Brasil.

Para muitos destinos brasileiros, o Ecoturismo e Turismo de Natureza constituem oportunidades para o desenvolvimento, para melhor aproveitarem esse potencial os gestores empresariais e do setor público necessitam de orientações a fim de tornar os destinos e negócios mais competitivos e sustentáveis. Por isso, uma das principais ações do Polo é o Portal de Ecoturismo, lançado em 2021. A plataforma apresenta conteúdos informativos voltados a este público-alvo.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade