Sengés, terra de cânions, cachoeiras e pet friendly!

Continua depois da publicidade

Sengés é perfeita para quem curte ecoturismo, a cidade possui mais de 60 cachoeiras e é destino imperdível para os amantes da natureza. E o melhor de tudo, muitos lugares pet friendly!!!

por Sharlene Irente*


Sengés fica coladinha em Itararé, sendo que Itararé pertence ao estado de São Paulo e Sengés já fica no Paraná. Um roteiro de viagem que pode englobar perfeitamente as duas cidades.

Veja também as mais lidas do DT

O roteiro mais procurado da cidade é a Trilha das Cachoeiras, ou Trilha das 7 Cachoeiras como também é conhecido. São 14km de trilha circular (não volta pelo mesmo caminho que foi) passando por 7 cachoeiras. Apesar deste ser o passeio mais famoso da região, consideramos 14km um pouco demais para este momento, afinal estávamos viajando com a Cindy, nossa cachorrinha de 8 anos e meio, e que possui alguns problemas de saúde. Além de que, depois de meses de quarentena longe das trilhas e de atividades físicas, acho que os humanos não aguentariam kkkk.

Então colocamos a “culpa” na Cindy e descartamos esse roteiro. Na próxima visita faremos este percurso e volto pra contar pra vocês como foi.

Não nos faltou opção de passeio, aliás faltou é tempo pra conhecer tudo. A região é cheia de atrativos e oferece opções para todos os gostos, e condicionamentos físicos.

Acompanhados de uma guia de turismo da região, fomos conhecer o Canyon do Jaguaricatu. Saímos de Itararé onde estávamos hospedados e seguimos por 17km de estrada asfaltada, sentido Sengés, e mais 23km de estrada de terra (em boas condições). Não há muitas sinalizações no caminho e é fácil se perder na estrada de terra (e sem sinal de internet), o ideal é contratar um guia local.

A cidade fica no limite entre os estados de São Paulo e Paraná

Paramos o carro bem próximo do Canyon, são poucos minutos de caminhada, e como os cães estavam animados e cheios de energia, aproveitamos o imenso espaço livre (e de terra vermelha, para nossa tristeza kkkk) para deixá-los correr e chegarem mais calmos no canyon.

Apesar de ser cercado por plantações de eucalipto (triste de ver como a mata nativa da região foi amplamente substituída pela plantação que alimenta indústrias), o lugar ainda mantém parte de sua mata preservada e a beleza do local é fascinante.

O Canyon é formado por paredões de arenito que têm entre 80 e 100 metros, cercados de vegetação nativa do serrado. A vista é maravilhosa!

Passamos um bom tempo lá de frente para o Canyon, conversando, relaxando, e claro, apreciando a paisagem. Só esta vista já vale a viagem!

Os cães sempre presos na guia e bem pertinho de nós, aqui os dogs são bem maluquinhos e gostam de correr, então todo cuidado é pouco. Apesar do local ser amplo os cães são imprevisíveis, então como estávamos no alto de paredões enormes, eles permaneceram sempre presos com a guia. Ah, e nada de bolinhas por ali!

Depois de um tempo relaxante e energizante observando o visual, voltamos para o carro e seguimos mais um pouco de estrada, com destino a uma linda cachoeira!

Vista do Canyon Jaguaricatu

Estacionamos o carro e seguimos por uma trilha leve e fácil até a Cachoeira do Sobradinho. A trilha é toda cercada por árvores, de forma que caminhamos pela sombra a maior parte do tempo, o que torna o passeio ainda mais agradável, principalmente em dias de verão. O terreno é acidentado, mas com poucas inclinações, não exige muito esforço físico.

A Cachoeira do Sobradinho, também conhecida como Véu da Noiva, é simplesmente maravilhosa! Dentre as que conhecemos, foi sem dúvida, a nossa preferida.

Além de linda ela é perfeita para banho, e perfeita para todos os tamanhos de cães. A cachoeira forma um poço lindo, com o fundo de areia, que forma uma praia em volta, lugar perfeito para jogar muitas bolinhas. Bob e a Bella, que são dois peixinhos, correram e nadaram com se houvesse amanhã, se divertiram demais!

Dia estava um pouco frio, mas quando o sol apareceu não resisti e tomei um banho delicioso na água gelada, é revigorante!

Bolinha na cachoeira: felicidade canina

O lugar é lindo, dá pra passar o dia fazendo um piquenique, tomando sol, nadando e relaxando.

Neste mesmo roteiro tem uma outra cachoeira, mas como a Cindy estava bem cansada do dia anterior (esses meses de quarentena nos deixou fora de forma), então o passeio do dia parou por aí, depois de curtir bastante a Cachoeira do Sobradinho (dá pra passar o dia inteiro ali), voltamos para o carro e fomos embora descansar.

Sempre respeitamos muito os limites dos dogs, são eles que ditam o ritmo e as regras dos nossos passeios, o bem-estar deles em primeiro lugar, sempre!

Amamos Sengés e estamos ansiosos para voltar e conhecer o que faltou! E claro, voltaremos aqui pra contar tudo e dar muitas dicas pra vocês!


Serviços:
Pousada Topitó (pet friendly)
https://pousada-topito.negocio.site/
Rua Santa Cruz, 59 Bairro Velho, Itararé – SP
Telefone: (15) 99182-9344
Guia: Allison (15) 99739-7004
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade