(Edição do DT com agências)
A cada dez brasileiros com viagem marcada para as festas de final de ano, sete escolheram o próprio país como destino, segundo a maior operadora de viagens do país. Com a valorização da moeda estrangeira e o incremento de infraestrutura em destinos de todo o país, as cidades já começam a sentir a diferença nas reservas. A capital Natal, no Rio Grande do Norte, prevê uma ocupação acima de 90% nas reservas para o Ano Novo e Salvador (BA) projeta um acréscimo de 10% nas reservas.
Natal
Veja também as mais lidas do DT
A ocupação da rede hoteleira registrou, entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 20% comparado ao mesmo período no ano passado. A expectativa é que a partir do dia 27 de dezembro o Rio Grande do Norte já tenha 90% da capacidade de lotação ocupada, sendo que em Natal, o índice de ocupação chegará a 100%, devendo se manter essa média até o carnaval 2016, de acordo com o secretário Municipal de Turismo de Natal, Fred Queiroz.
Salvador
A festa de réveillon de Salvador será realizada mais uma vez na Praça Cayru, na região da Cidade Baixa. Serão cinco dias de festa e shows. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a cidade deverá receber um número de 5% a 10% maior de turistas na alta estação, em comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa da prefeitura é reunir 1,2 milhão de pessoas até o dia 1º de janeiro.
Fortaleza
A capital cearense, destino nordestino mais procurado por estrangeiros que visitam o Brasil, oferece grandes festividades nessa época do ano. A cidade alia o agito ao sossego em praias como a de Morro Branco, Canoa Quebrada ou a Praia das Fontes.
Rio de Janeiro
O réveillon de Copacabana será mais uma vez um dos destinos mais celebrados por turistas brasileiros e estrangeiros. O destino costuma receber mais de dois milhões de turistas no período de festas. Na chegada de 2015, os hotéis da região registraram 93% de lotação, de acordo com a prefeitura da cidade. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, a cidade é hoje o principal destino de quase metade dos estrangeiros (45,2%) que viajam a lazer para o país, o que equivale a 1,5 milhão de visitantes.
Foz do Iguaçu
O réveillon de Foz do Iguaçu traz festas temáticas, bailes e shows pirotécnicos, tudo isso ás margens das quedas d’água mais famosas da América do Sul. O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 755,8 mil visitantes durante o primeiro semestre de 2015, maior número já registrado pela unidade de conservação para o período.