Sete viagens inspiradas em livros

Redação do DIÁRIO

Para os amantes dos livros, a leitura é uma atividade que tranquiliza a mente e faz o imaginário viajar de acordo com a história. Alguns locais descritos pelos autores realmente existem e podem ser visitados, tornando a experiência ainda mais convidativa.

Os sucessos literários são tão apreciados pelos leitores que as cidades relatadas nas histórias acabam se tornando foco do turismo. Quer embarcar em uma viagem literária de verdade?

Planeje um roteiro de cidades a percorrer com antecedência, verifique o melhor preço para chegar até o local de destino, vá com roupas e sapatos confortáveis para caminhadas longas e registre todos os momentos com uma câmera ou filmadora que caiba dentro da sua mala.

Confira as cidades que irão te colocar dentro das suas histórias preferidas:

O Corcunda de Notre Dame – França (Paris)
Olhar a Catedral de Notre em Paris é o mesmo que entrar na história do corcunda Quasimodo e da cigana Esmeralda, no romance “O Corcunda de Notre Dame”, publicado no século XIX por Victor Hugo. Além da Catedral, que foi construída em 1163, a história está presente nas ruas da cidade, mais especificamente na Île de la Cité.

Dom Quixote – Espanha

Considerado um clássico, o livro “Dom Quixote de La Mancha”, escrito por Miguel de Cervantes, tem como cenários as regiões de Aragão, La mancha e Catalunha, na Espanha. O personagem principal fazia andanças com seu companheiro Sancho Pança para participar de um romance de cavalaria. Fora do livro, existe a rota feita pelos dois amigos com os mesmos cenários descritos pelo autor, que começa em Castela-Mancha e percorre 2.500 km.

Hamlet – Dinamarca (Helsingor)

O castelo de Elsinore foi uma residência real na cidade de Helsingor e foi palco da trama “Hamlet”, de William Shakespeare. O local fez tanto sucesso que o seu nome real, Kronborg, nem é lembrado, já que o apelido literário permanece. O destino faz parte de muitos roteiros pela Dinamarca e os viajantes podem até apreciar algumas encenações de tragédias apresentadas anualmente no pátio central do castelo.

Código da Vinci – França (Paris), Inglaterra (Londres) e Escócia (Edimburgo)

O best-seller de Dan Brown apresenta inúmeros locais da Europa, e empresas de turismo aproveitaram o sucesso do livro para se inspirar na trajetória ao criar roteiros turísticos. O passeio começa em Paris, com visitas à Igreja de São Sulpício, ao Museu do Louvre e à avenidade Champs-Élysées. Depois, é hora de ir para Londres e percorrer a rua Fleet, a Abadia de Westminster e o Temple Church. Para encerrar, os turistas visitam a Capela de Rosslyn, em Edimburgo, na Escócia.

Trilogia Millenium – Suécia (Estocolmo)

Quem adorou a trilogia de Stieg Larsson com certeza ficou curioso sobre o cenário descrito no livro, principalmente depois do filme “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, e quer apreciar de perto a trajetória de Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. O Museu da Cidade de Estocolmo criou um Millenium Tour para fazer parte de diversos pacotes de agências de viagens, voltado para os turistas que querem conhecer lugares como a rua Bellmansgatan, o apartamento da personagem principal, o lago de Riddarfjärden, entre outros.

Senhor dos Anéis/O Hobbit – Nova Zelândia

Hobbiton, um dos cenários das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, escritas por J.R.R. Tolkien, é aberto para visitação e está localizado em Matamata, na ilha do norte da Nova Zelândia. A fazenda foi alugada para que o filme fosse feito e acabou virando centro turístico, com o bar Pônei Saltitante e as tocas dos hobbits.

Sherlock Holmes – Inglaterra (Londres)

Livro_Viagem_2_11_15

Os amantes da obra “Sherlock Holmes”, de Arthur Conan Doyle, podem colocar no seu roteiro o museu dedicado ao personagem, localizado na 221B Baker Street, em Londres. Os contos são representados em diversos pontos do museu, bem como o apartamento do detetive. Os fãs ainda podem sair com mais livros e lembranças do local para guardar e presentear a família e os amigos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma recomendação geral para países e regiões afrouxarem medidas que visam a desacelerar a propagação do...

Que bicho é este? – Crônica de Jorge Salim*

Que bicho é este?Que transformou o mundo sem ser visto.Que bicho é este? Que mudou a sensação de semana com sete dias. Que igualou a segunda-feira aos outros dias. Segunda virou terça, quarta,...

Ação social: trade turístico de Porto de Galinhas doa 10 toneladas de alimentos

A crise causada pela proliferação do novo coronavírus fez com que todo comércio não essencial de Porto de Galinhas obedecesse as recomendações do Governo...

Governador de Nova York diz que crise do coronavírus pode estar se estabilizando

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse nesta segunda-feira que as hospitalizações de pacientes do coronavírus estão diminuindo e que o índice de...

WZ Hotel Jardins segue determinação do governo de SP e estende pausa nas operações

Localizado na capital paulista, o WZ Hotel Jardins anuncia que vai prorrogar a suspensão temporária de suas operações até o dia 30 de abril....

Abrasel critica fala do governador João Dória

O discurso do governador de São Paulo, João Doria, foi “lamentável” ao não determinar um mínimo de previsibilidade ao setor privado para um eventual...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias