Com o verão se aproximando, e com ele as festas de fim de ano e o Carnaval, o empresariado do setor hoteleiro do sul da Bahia está mais unido do que nunca para receber visitantes, sobretudo depois de verem chegar às praias as manchas de petróleo que atingiram a costa do Nordeste. Mas, graças ao empenho da comunidade, prefeitura e Marinha, a situação foi totalmente revertida por meio de um mutirão de limpeza e as praias de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro seguem limpas e abertas para a alta temporada.
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Proprietária do Maitei Hotel, a empresária Erika Sanches destaca a atuação de moradores e o empenho da Marinha e da prefeitura para uma rápida solução. “Foi bonito de ver esse exercício de cidadania em prol de um bem comum, que é a natureza preservada”, diz. Em Trancoso, a empresária Evelym Gavioli, da Pousada Estrela D´Água, lembra que “até os rios da região ganharam barreiras para que as placas de óleo não chegassem aos mangues, que são santuários de biodiversidade”, diz. Dono da Pousada Etnia, André Zanonato reafirma que a situação em Trancoso voltou à normalidade e os turistas são mais do que bem-vindos.
Veja também as mais lidas do DT
Como o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, a própria prefeitura de Porto Seguro criou um flyer bem humorado para esclarecer que todas as praias do município e de seus distritos (Arraial d’ajuda e Trancoso, por exemplo) estão em plenas condições de balneabilidade. Conforme diz o flyer, “por aqui, óleo só de coco”.