Tarcísio Gargioni, da Avianca, fala ao DIÁRIO sobre projeto de inovação e tecnologia

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O recente plano de desenvolvimento de inovação e tecnologia apresentado pela Avianca para 2016 já rendeu algumas novidades, que foram apresentadas pelo vice-presidente de Marketing e comercial da Avianca, Tarcísio Gargioni, na última semana ao DIÁRIO. Em entrevista, Gargioni explicou detalhes, além da noticiada internet a bordo das aeronaves, sobre as mudanças já implantadas e a serem feitas pela companhia durante 2016. Confira:

DIÁRIO – A Avianca anunciou que disponibilizará, ainda este ano, internet a bordo de suas aeronaves. Fale mais sobre isso.

TARCÍSIO GARGIONI – Essa é a nossa mais recente novidade. Isso faz parte de um plano de 2016, no qual priorizamos a inovação e a tecnologia. Então, lá no meio do ano, em junho, fomos homologados a fazer uma operação CAT III, que significa operar com o aeroporto fechado, ou quase fechado. Fomos a primeira companhia aérea a ter autorização para fazer essa operação, e o único aeroporto autorizado a fazer isso no Brasil é o de Guarulhos. No mês de julho já fizemos várias operações, e quando o aeroporto estava fechado, evitando alternados, etc. Só em um dia, tivemos quatro voos e mais de 500 pessoas que foram beneficiadas por conta disso.

O segundo item dentro deste projeto de inovação foi o Wi-Fi a bordo, lançado há duas semanas. Fomos, mais uma vez, a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo.

DIÁRIO – Qual é a previsão para que todas as aeronaves tenham internet a bordo?

TARCÍSIO GARGIONI – Vamos, até o final do ano que vem, ter uns 80%, ou um pouco mais, da frota com essa instalação. Já temos dois aviões voando. Teremos mais três até o final de outubro. Depois, tem um plano de fazer todos os [Airbus] 320 até a segunda metade do ano que vem. Estes dois aviões que estão voando estão em testes, fazendo os ajustes para liberarmos aos passageiros já em outubro. A data depende do resultado dos testes, mas em outubro, com certeza. Vamos operar durante três meses, também em caráter experimental, para fazer a definição do produto final mais adequado ao cliente. Nesses três meses será uma degustação gratuita, mas os clientes já poderão usar, enquanto fazemos os ajustes. É um soft open.

DIÁRIO – Qual o impacto disso no preço das passagens?

TARCÍSIO GARGIONI – Isso não tem efeito no preço das passagens. Daqui três meses, a nossa intenção é ter isso como fonte de receita, mas com preços acessíveis e competitivos. É uma receita auxiliar, que está fora da tarifa. Assim, obviamente, paga quem usar e usa quem quiser. Não é um componente de custo na tarifa. É uma receita adicional.

DIÁRIO – O que mais faz parte do plano tecnológico para 2016?

TARCÍSIO GARGIONI – A terceira parte é que ainda em outubro, no dia 10, receberemos o primeiro avião 320neo, da Airbus. Também, mais uma vez, seremos os primeiros a operar esse avião no Brasil. Fomos o primeiro no CAT III, o primeiro na internet, e o primeiro a operar esse avião. Isso que nós estamos apresentando na Avianca. Uma empresa que na recessão econômica não reduziu oferta, mas cresceu, porque substituímos a frota. Temos a frota mais jovem do Brasil. O nosso produto é reconhecido, mas agora queremos ir além.

Hoje temos 41 aviões. Terminaremos o ano com 43. Faremos uma substituição das aeronaves com as novas que estão chegando, e aumentaremos nosso backup. Não estamos prevendo nenhum novo destino. Pode ser que surja algum voo extra, mas só de alta temporada. Isso será definido nos próximos 30 dias, a partir do planejamento.

Mais recentes

DIÁRIO sairá do ar por algumas horas para migração de arquivos

Com o objetivo de oferecer ao leitor e aos parceiros e clientes uma melhor experiência no acesso aos conteúdos, e logicamente mais rapidez na...

[Blog do DT] QUANDO É MELHOR GASTAR OU ECONOMIZAR EM UMA VIAGEM

QUANDO É MELHOR GASTAR OU ECONOMIZAR EM UMA VIAGEM Mesmo que você tenha uma quantia razoável para gastar durante a viagem, economizar em algumas situações...

ibis budget Barranquilla: a aposta de baixo custo para o turismo de negócios na Colômbia

A empresa de hospitalidade francesa Accor inaugurou seu segundo ibis budget da Colômbia, na cidade de Barranquilla. Sob o conceito de "melhor qualidade, preço...

Brasília, São Paulo e Rio lideram ranking de sugar daddies aponta pesquisa

A plataforma de relacionamento Universo Sugar, que une homens ricos a pretendentes mais jovens, divulgou um relatório dos estados brasileiros que concentram o maior...

Carnaval em Colônia

*por Osvaldo Alvarenga –O que vocês estão fazendo aqui hoje? Por que não estão no Brasil? Nos perguntou perplexa a foliã, como todos os demais nas...

Serra Gaúcha representada em feira de turismo na Colômbia

Nesta semana, uma comitiva com representantes da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) e da Secretaria de Turismo de Gramado está participando da...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias