Trabalho Remoto: 5 Dicas para Turbinar Seu Desempenho

Continua depois da publicidade

Conseguir um trabalho remoto vem se tornando cada vez mais fácil ultimamente. Além disso, diversas empresas estão permitindo (e até estimulando) que seus funcionários atuem em home-office, seja em modo híbrido ou como uma nova opção para a carreira.

Mas como garantir um bom desempenho nessa modalidade de trabalho?

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Para quem sonha em trabalhar remotamente, a dica é criar um currículo online focado nesse tipo de contratação e se candidatar às melhores oportunidades do mercado. Já a transição para exercer um cargo em casa pode precisar de alguns ajustes iniciais.

Confira estas dicas de especialistas para dar um novo impulso à sua motivação e produtividade no trabalho:

  1. Monte seu próprio cronograma

Você se sente mais confortável trabalhando tarde da noite ou acha que rende mais quando começa a trabalhar logo cedo? É provável que você tenha que estar disponível em alguns momentos dentro do horário comercial, mas também dá para gerenciar seu cronograma para aproveitar o seu período mais produtivo.

Veja também as mais lidas do DT

Um dos principais benefícios do trabalho remoto é ter flexibilidade e poder de escolha quando não há vídeo chamadas ou outros eventos virtuais programados. Então, tire proveito dessa liberdade e otimize sua rotina diária definindo como e quando executar as tarefas necessárias.

Ao terminar o trabalho, desconecte-se física e mentalmente do escritório. Procure não pensar no que tem a fazer e dedique-se a cuidar de suas próprias coisas. Você vai ter mais disposição, energia e boas ideias depois de um bom descanso!

  1. Delimite (e organize) seu espaço de trabalho remoto

O ambiente à sua volta pode afetar o seu humor sem que você perceba. Por isso, é importante delimitar um local para trabalhar remotamente com o conforto necessário. Mesmo que você seja nômade digital, escolher um espaço adequado faz toda a diferença em seu rendimento:

  • Trabalhe em um lugar onde seja menos provável sofrer interrupções
  • Tente manter a temperatura constante, de preferência a cerca de 22 °C
  • Aproveite bastante a luz natural, que ajuda você a manter o foco nas tarefas
  • Mantenha alguma planta por perto (isso aumenta a sensação de bem-estar e criatividade em 15% e impulsiona a produtividade em 6%, segundo uma pesquisa internacional)

Procure também posicionar a tela do laptop ou computador bem abaixo dos seus olhos e usar uma cadeira confortável, inclusive em relação à altura de sua mesa de trabalho. Tudo isso ajuda você a evitar as distrações e manter o foco no que importa.

Recompense-se: Você pode “se dar” um biscoito, uma pausa especial para uma volta no parque ou qualquer outra coisa simples para celebrar o término de uma etapa (Crédito: arquivo DT)
  1. Faça pequenos intervalos

Fazer pequenos intervalos ajuda a reajustar sua mente a qualquer momento que você precisar. Melhor ainda: as pausas regulares são importantes para manter um ritmo saudável de trabalho sem sobrecarregar o seu poder de concentração.

Quando trabalhamos em um escritório, com outras pessoas (incluindo gestores ou chefes) sempre em volta, há uma pressão social para permanecermos sentados à mesa. Automaticamente, evitamos fazer qualquer coisa que não pareça muito útil.

No entanto, isso não é necessariamente bom para a produtividade — e, com certeza, não é algo motivador. Afinal, precisamos dar uma mudada de vez em quando, nem que seja só para sair da mesa por um minutinho a cada meia hora.

  1. Use os prazos a seu favor

É natural haver uma apreensão inicial diante de prazos. Porém, os prazos podem se tornar grandes aliados de quem se dedica ao trabalho remoto.

Em primeiro lugar, eles ajudam você a ter um pouco mais de definição em sua rotina diária. Ao ter objetivos para alcançar nas datas estipuladas, você é capaz de planejar as suas prioridades com mais precisão.

Contudo, isso não acontece só com os prazos que você precisa cumprir. A boa notícia é que estabelecer prazos claros também é útil para seus colegas, seja ao delegar tarefas ou executar algum projeto trabalhando em equipe.

Dessa forma, todos ficam com o trabalho em dia e economizam tempo e esforços — sem aquela sensação de que os prazos possam se tornar assustadores.

  1. Recompense seus esforços

É fato: incentivos nos ajudam a render mais. Em um trabalho remoto, como você faz muitas tarefas por conta própria, é possível ter um pouco mais de controle sobre isso.

Você pode “se dar” um biscoito, uma pausa especial para uma volta no parque ou qualquer outra coisa simples para celebrar o término de uma etapa. Se preferir, estabeleça recompensas para suas conquistas, usando critérios bem definidos.

Seja como for, esses pequenos prêmios vão motivar você a realizar suas tarefas com sucesso. Afinal, quando se tem um alvo, fica mais fácil direcionar os seus esforços.

Agora é com você

Quer você esteja começando no emprego ou venha vivendo uma rotina rígida até agora, é importante ter um plano para manter a motivação em home-office — além de usar alguns truques de organização para turbinar seu desempenho em um trabalho remoto.

Então, aproveite as dicas deste guia e comece agora mesmo a colocá-las em prática!

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade