Tradução da hospitalidade da Borgonha: Hotel Le Cep

O hotel Le Cep é a perfeita tradução da hospitalidade da Borgonha. Mudanças nos horários do meu trem de Genebra- Suíça, para Dijon-França, me levam a chegar em Beaune bem mais tarde que o horário previsto. Ao abrir a enorme porta, na silenciosa ruazinha, quem me recebe pessoalmente é o sorridente proprietário, Jean-Claude Bernard.

por ADRIANA REIS*

Nos conhecemos no Brasil e finalmente estou na propriedade. Ainda cansada não sei se presto atenção nas inúmeras obras de arte, nas esculturas, na mobília ou se faço o check in.

 

Aqui tudo respira história, elegância e arte. Situado no centro histórico da cidade de Beaune, o hotel Le Cep e Spa Marie de Bourgogne – www.hotel-cep-beaune.com/br – é membro do Small Luxury Hotels of the World  – www.slh.com/hotels/hotel-de-luxe-le-cep – e do seleto grupo Châteaux & Hôtels Collection – www.chateauxhotels.com/le-cep-spa-marie-de-bourgogne-3049.

- Advertisement -

 

 

Atualmente ele reúne construções dos séculos XIV e XVI unidas por um pátio e um belo jardim. Mas é só no século XX que se torna um verdadeiro hotel de luxo.

 

 

Foram necessárias várias garrafas de bom vinho Borgonha e muita conversa até que a família Bernard finalmente conseguisse convencer o ex-proprietário a vender. Nerino e Simone Bernard passam então a cuidar de cada detalhe, desde a decoração até a escolha dos produtos frescos servidos no café da manhã. Só anos mais tarde, o filho, Jean-Claude assume o comando.

 

 

“A primeira lição aprendida é que, aqui, não existe tédio”, me conta antes de abrir um Pommard 2009 feito pelos Hospices de Beaune e engarrafado especialmente para o hotel Le Cep, depois de ter arrematado o barril num dos mais badalados leilões de vinho do mundo. Privilégio experimentar uma das joias de sua adega.

 

 

O amor pelos vinhos também está no DNA desta família, que se orgulha de ter arrematado um dos famosos e disputados barris do leilão de vinhos dos Hospices de Beaune e engarrafado com seu nome. Este antigo hospital do século XV, transformado em museu, recebe vinhedos como doações e hoje leiloa sua pequena produção vinícola uma vez ao ano. Comprar um barril é um privilégio para apreciadores abastados.

 

 

E no assunto vinho, a novidade por aqui no Le Cep é a adega que acaba de ficar pronta. “É pequena, mas já pode receber hóspedes e convidados para ocasiões especiais”, anuncia Jean-Claude.

 

 

Se você não for grande apreciador de vinhos, o restaurante Loiseau des Vignes, do grupo Bernard Loiseau, está literalmente na porta ao lado, com todos os sabores da Borgonha. Boa escolha até para os mais exigentes paladares.

 

 

O público brasileiro está entre os queridinhos do hotel Le Cep. Jean-Claude investe no mercado brasileiro há algum tempo. Enquanto me mostra fotos e quadros da trajetória do lugar, ele revela algumas das celebridades que batem ponto aqui, como os atores franceses Gérard Dépardieu, Jean Reno, o cineasta Claude Lelouch e o cantor Charles Aznavour, além de presidentes e ex-presidentes da França. Isso na lista de plebeus. Porque na lista da nobreza, já dormiram aqui os reis da Bélgica e o rei Louis XIV.

 

 

Atualmente as 65 acomodações, incluindo 29 suítes, relembram o luxo do passado com todas as modernidades do presente.

 

 

Amenities feitas à base de uvas, chão aquecido, máquinas de café expresso estão entre os mimos. Para quem não gosta de acordar cedo, o café da manhã pode ser servido até o meio dia.

 

 

Tem ainda room service, concierge, bicicletas à disposição, estacionamento e um spa incrível. “Nosso objetivo é continuarmos sendo autênticos na arte de receber e proporcionarmos uma experiência personalizada”.

 

 

Se depender de Le Cep, sua experiência nesta região da França será mesmo única. Pouco antes de deixar o hotel, chega a notícia de que ele acaba de se tornar um cinco estrelas.

 

 

Era só uma questão de tempo para esta conquista. Louis XIV já sabia disso.

 

Veja o vídeo– Hotel Le Cep: https://www.youtube.com/watch?v=mziaK-9bdcI

 

*A Jornalista se hospedou no hotel Le Cep a convite do Escritório de Turismo da região Bourgogne Franche Comté e seguro viagem Travel Ace.

 

Crédito das fotos: Paulo Panayotis | Adriana Reis ©oqvpm

 

Dicas da Dri:

  • Não deixe de experimentar o spa
  • Reserve uma mesa no restaurante Loiseau des Vignes com harmonização.
  • Aproveite o café da manhã até mais tarde.

Serviço

Endereço: 27, rue Maufoux 21200 Beaune – França – resa@hotel-cep-beaune.com
Informações e reservas: www.hotel-cep-beaune.com/br

Acesse:

Youtube: www.youtube.com/oquevipelomundo

Instagram: www.instagram.com/oquevipelomundo

Facebook: www.facebook.com/oquevipelomundo

 

Tags & Hastags: #hotellecep #lecep #beaune #bourgogne #borgonha #bourgognefranchecomte #oqvpmnafranca#luxurylife #luxurytravel #luxuryhotels#bestdestinations #paris??#oqvpmatfrance#oqvpm #france #oqvpm#adrianareis #jornalistaadrianareis#oquevipelomundo #paulopanayotis#jornalistapaulopanayotis#jornalistadeturismo #oqvpminfrance #travelfrance #diariodoturismo #DT

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    EUA adverte que uso de aparelhos 5G pode afetar segurança aérea

    A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) alertou nesta terça-feira (07) que a interferência do uso de tecnologia 5G representava um risco...

    Aniversário da Avenida Paulista terá Nando Reis, Rincon Sapiência e piano voador

    No dia 08 de dezembro, a Avenida Paulista celebra 130 anos de fundação. Uma das vias mais tradicionais do país, ela ganha uma maratona de comemorações...

    Um observatório de mundo – por Thomas Bruno Oliveira*

    Na mercearia de meu pai, onde passei os decisivos e marcantes anos de minha infância, sempre fui um observador das coisas e das pessoas,...

    Luciana Leite, do Parque das Aves: “temos a missão de acolher a fauna vitimada”!

    Dois lugares que são considerados visitas obrigatórias para os visitantes de Foz do Iguaçu: as Cataratas e o Parque das Aves. As Cataratas são...

    Empresas de eventos e turismo têm até o final do ano para negociar dívidas tributárias

    As empresas do setor de eventos e turismo têm até o dia 29 de dezembro de 2021 para aderir aos programas de negociação de...

    Estados Unidos endurecem regras para cães procedentes do Brasil

    Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, que inclui o Brasil, só poderão ingressar nos Estados Unidos por...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing