Tradução da hospitalidade da Borgonha: Hotel Le Cep

Continua depois da publicidade

O hotel Le Cep é a perfeita tradução da hospitalidade da Borgonha. Mudanças nos horários do meu trem de Genebra- Suíça, para Dijon-França, me levam a chegar em Beaune bem mais tarde que o horário previsto. Ao abrir a enorme porta, na silenciosa ruazinha, quem me recebe pessoalmente é o sorridente proprietário, Jean-Claude Bernard.

por ADRIANA REIS*

Nos conhecemos no Brasil e finalmente estou na propriedade. Ainda cansada não sei se presto atenção nas inúmeras obras de arte, nas esculturas, na mobília ou se faço o check in.

 

Veja também as mais lidas do DT

Aqui tudo respira história, elegância e arte. Situado no centro histórico da cidade de Beaune, o hotel Le Cep e Spa Marie de Bourgogne – www.hotel-cep-beaune.com/br – é membro do Small Luxury Hotels of the World  – www.slh.com/hotels/hotel-de-luxe-le-cep – e do seleto grupo Châteaux & Hôtels Collection – www.chateauxhotels.com/le-cep-spa-marie-de-bourgogne-3049.

 

 

Atualmente ele reúne construções dos séculos XIV e XVI unidas por um pátio e um belo jardim. Mas é só no século XX que se torna um verdadeiro hotel de luxo.

 

 

Foram necessárias várias garrafas de bom vinho Borgonha e muita conversa até que a família Bernard finalmente conseguisse convencer o ex-proprietário a vender. Nerino e Simone Bernard passam então a cuidar de cada detalhe, desde a decoração até a escolha dos produtos frescos servidos no café da manhã. Só anos mais tarde, o filho, Jean-Claude assume o comando.

 

 

“A primeira lição aprendida é que, aqui, não existe tédio”, me conta antes de abrir um Pommard 2009 feito pelos Hospices de Beaune e engarrafado especialmente para o hotel Le Cep, depois de ter arrematado o barril num dos mais badalados leilões de vinho do mundo. Privilégio experimentar uma das joias de sua adega.

 

 

O amor pelos vinhos também está no DNA desta família, que se orgulha de ter arrematado um dos famosos e disputados barris do leilão de vinhos dos Hospices de Beaune e engarrafado com seu nome. Este antigo hospital do século XV, transformado em museu, recebe vinhedos como doações e hoje leiloa sua pequena produção vinícola uma vez ao ano. Comprar um barril é um privilégio para apreciadores abastados.

 

 

E no assunto vinho, a novidade por aqui no Le Cep é a adega que acaba de ficar pronta. “É pequena, mas já pode receber hóspedes e convidados para ocasiões especiais”, anuncia Jean-Claude.

 

 

Se você não for grande apreciador de vinhos, o restaurante Loiseau des Vignes, do grupo Bernard Loiseau, está literalmente na porta ao lado, com todos os sabores da Borgonha. Boa escolha até para os mais exigentes paladares.

 

 

O público brasileiro está entre os queridinhos do hotel Le Cep. Jean-Claude investe no mercado brasileiro há algum tempo. Enquanto me mostra fotos e quadros da trajetória do lugar, ele revela algumas das celebridades que batem ponto aqui, como os atores franceses Gérard Dépardieu, Jean Reno, o cineasta Claude Lelouch e o cantor Charles Aznavour, além de presidentes e ex-presidentes da França. Isso na lista de plebeus. Porque na lista da nobreza, já dormiram aqui os reis da Bélgica e o rei Louis XIV.

 

 

Atualmente as 65 acomodações, incluindo 29 suítes, relembram o luxo do passado com todas as modernidades do presente.

 

 

Amenities feitas à base de uvas, chão aquecido, máquinas de café expresso estão entre os mimos. Para quem não gosta de acordar cedo, o café da manhã pode ser servido até o meio dia.

 

 

Tem ainda room service, concierge, bicicletas à disposição, estacionamento e um spa incrível. “Nosso objetivo é continuarmos sendo autênticos na arte de receber e proporcionarmos uma experiência personalizada”.

 

 

Se depender de Le Cep, sua experiência nesta região da França será mesmo única. Pouco antes de deixar o hotel, chega a notícia de que ele acaba de se tornar um cinco estrelas.

 

 

Era só uma questão de tempo para esta conquista. Louis XIV já sabia disso.

 

Veja o vídeo– Hotel Le Cep: https://www.youtube.com/watch?v=mziaK-9bdcI

 

*A Jornalista se hospedou no hotel Le Cep a convite do Escritório de Turismo da região Bourgogne Franche Comté e seguro viagem Travel Ace.

 

Crédito das fotos: Paulo Panayotis | Adriana Reis ©oqvpm

 

Dicas da Dri:

  • Não deixe de experimentar o spa
  • Reserve uma mesa no restaurante Loiseau des Vignes com harmonização.
  • Aproveite o café da manhã até mais tarde.

Serviço

Endereço: 27, rue Maufoux 21200 Beaune – França – resa@hotel-cep-beaune.com
Informações e reservas: www.hotel-cep-beaune.com/br

Acesse:

Youtube: www.youtube.com/oquevipelomundo

Instagram: www.instagram.com/oquevipelomundo

Facebook: www.facebook.com/oquevipelomundo

 

Tags & Hastags: #hotellecep #lecep #beaune #bourgogne #borgonha #bourgognefranchecomte #oqvpmnafranca#luxurylife #luxurytravel #luxuryhotels#bestdestinations #paris??#oqvpmatfrance#oqvpm #france #oqvpm#adrianareis #jornalistaadrianareis#oquevipelomundo #paulopanayotis#jornalistapaulopanayotis#jornalistadeturismo #oqvpminfrance #travelfrance #diariodoturismo #DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade