InícioEconomia do turismoTrem do Pampa é oficialmente inaugurado na Fronteira da...

Trem do Pampa é oficialmente inaugurado na Fronteira da Paz

Com o Trem do Pampa há a possibilidade de atrair novos visitantes à Sant´Ana do Livramento, na fronteira Brasil/Uruguai

EDIÇíO DO DT com agências


A Campanha Gaúcha, também conhecida como Pampa, ganhou neste sábado (13) uma nova atração para desenvolver a região como destino turístico. Foi inaugurado oficialmente o Trem do Pampa, em Sant’Ana do Livramento, que passa a receber o público a partir do próximo sábado, dia 20, para um percurso de 20 quilômetros – entre a Estação de Sant’Ana do Livramento e a Estação de Palomas.

Buscando atrair turistas do Brasil e também de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, a novidade foi comemorada por moradores, agentes públicos e empresários da região. A cerimônia oficial de inauguração aconteceu na manhã deste sábado com a presença da diretoria da Giordani Turismo, empresa responsável pela operação do Trem do Pampa e que há 30 anos opera a Maria Fumaça em Bento Gonçalves, autoridades, imprensa e convidados.

Moradores, autoridades e empresários celebram a inauguração do Trem
Moradores, autoridades e empresários celebram a inauguração do Trem (Foto: Eduardo Fin)

“Este trem é sonhado e desejado há muitos anos. Foram mais de 13 anos de muita resiliência e confiança de que um dia ele se tornaria real. Nunca desistimos, já que acreditamos no potencial dessa cidade e da região como destino turístico. Hoje, vamos finalmente colocar o trem do Pampa nos trilhos da Fonteira da Paz, um marco histórico, com muitos significados para cada um de nós”, disse a diretora da Giordani Turismo Andréia Zucchi.

Parceira do projeto, a Marcopolo Rail desenvolveu o modelo de trem VLT Prosper especialmente para o Trem do Pampa. O gerente executivo da empresa, Petras Amaral Santos, ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Esse projeto do Prosper VLT nasceu para a Giordani. Nós já temos um negócio com o Chile, que é fruto desse projeto, e estamos produzindo em escala industrial do mesmo produto para outro país, o que mostra a importância desse projeto para o Brasil”.

A secretária de Cultura e Turismo de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes, reforçou a importância do projeto para a região. “Podemos dizer que o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento perpassa pelo turismo. Este trem é o que precisávamos para colocar Sant’Ana do Livramento e Rivera, porque somos uma cidade única ”, afirmou.

Com vistas panorâmicas e atrações culturais, o passeio promete ser um marco no turismo da região (Foto: Eduardo Fin)
Com vistas panorâmicas e atrações culturais, o passeio promete ser um marco no turismo da região (Foto: Eduardo Fin)

Sobre o passeio

O moderno trem com vista panorâmica tem dois vagões batizados de Cabernet e Tannat. Durante o passeio, atrações artístico-culturais ajudam a contar a história e as tradições da região, enquanto é servido vinho e suco de uva do terroir local. Na paisagem que passa pela janela estão os campos e seus animais, os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade: o Cerro de Palomas.

O passeio de trem pelo Pampa do Rio Grande do Sul se completa com visita e degustação na Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, que fica localizada ao lado da Estação de Palomas.

O passeio tem duração média de 3 horas, e os bilhetes custam R$ 135 (trem + transfer rodoviário + degustação a bordo + visita à Vinícola Almadén). A aquisição pode ser feita pelo site tremdopampars.com.br, Central de Vendas (55) 3965-0088, ou diretamente na Estação de Sant’Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro). Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante – válido para compra presencial ou via Central.

Trem do Pampa

  • Estação de Sant´Ana do Livramento – R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro
  • Informações e reservas: (55) 3965-0088 ou tremdopampars.com.br
  • Ingresso: R$135,00
  • Duração: aproximadamente 3 horas
  • Instagram: @tremdopampars

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque