Material personalizado visa atrair turistas nas festas de final de ano, sobretudo no Natal, a Barcelona, na Espanha
O Turismo de Barcelona apresentou nesta semana sua campanha internacional de Natal, com o objetivo de posicionar Barcelona como um destino festivo. De acordo com nota recebida pelo DIÁRIO, a principal inovação da estratégia é o seu alcance a mercados distantes, incluindo os Estados Unidos, entregando uma mensagem de boas-vindas aos visitantes através de um conceito criativo que emprega o simbolismo de um calendário do Advento, simbolizando portas abertas para todos os que chegam.
Enquanto a campanha do ano passado se centrou no ponto de origem, servindo como um amplificador para mostrar a vitalidade e o dinamismo da cidade durante a importante época comercial e de compras, a estratégia deste ano centra-se nos mercados com maior potencial de consumo e com maior sensibilidade às influências culturais. .
Veja também as mais lidas do DT
O slogan da campanha, ‘Barcelona, uma época de Natal aberta ao mundo’, capta o espírito acolhedor da cidade, incentivando as pessoas a visitá-la e a participar numa experiência única durante a época festiva. Isto é simbolizado pela abertura literal de portas a todos os cidadãos, com o objetivo de fazer do Natal em Barcelona um ponto focal local e uma atração atraente para os visitantes. A iniciativa está enraizada no compromisso de proporcionar uma experiência cultural gratuita e de alta qualidade, ao mesmo tempo que apresenta a vibrante oferta comercial e gastronómica da cidade.
O conceito criativo ganhou vida visualmente através de um calendário do Advento, onde portas abertas, simbolizadas pelas letras BAR CEL ONA , revelam a luz radiante, a energia e o encanto do Natal em Barcelona.
A peça audiovisual leva os espectadores a uma viagem festiva por Barcelona, apresentando uma série de portas icônicas abertas por dois figurantes em uma sequência. Esta sequência cativante direciona o foco do espectador para diversas expressões artísticas.
Os visuais mostram a rica oferta cultural da cidade, destacando diversas facetas de Barcelona, incluindo suas tradições, empreendimentos comerciais e delícias gastronômicas. A campanha é apresentada em formato audiovisual, incluindo vídeo para plataformas como TV, YouTube e mídias digitais, marcando uma nova presença no canal TikTok. Além disso, está disponível em formato gráfico para canais físicos como a imprensa, garantindo uma estratégia de divulgação abrangente.
Perfil do visitante de Natal em Barcelona
Segundo a nota enviada pelo Turismo de Barcelona, depois de desfrutar da sua gastronomia, os turistas costumam visitar a cidade pela sua rica oferta cultural e comercial, tendo festivais e concertos entre as principais atrações. Curiosamente, o Natal destaca-se como o único período em que os turistas internacionais ultrapassam a despesa média diária de 100€ por pessoa, valor superior à média anual.
“Em Barcelona, as compras apresentam uma classificação de 8,3 numa escala de 1 a 10, e uma maioria significativa dos visitantes (93,9%) considera Barcelona uma cidade ideal para passeios de lazer, onde as lojas se integram perfeitamente no modo de vida da cidade. Além disso, 62,9% dos visitantes da capital catalã participam ativamente em diversas atividades relacionadas com compras.
Este ano, mercados como Itália, França e Reino Unido deverão ressurgir. Espera-se que estes retornem à sua participação de mercado pré-pandemia de cerca de 25% até o Natal.
Durante o mês de dezembro, abrangendo o fim de semana prolongado de Purísima, apenas 44,6% do total de reservas para dezembro de 2022 se concretizaram, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos números registados há um ano. Os principais mercados internacionais em termos de reservas até o momento são os Estados Unidos e o Reino Unido. O mercado norte-americano está menos de 20 pontos percentuais atrás do mercado interno, que detém atualmente o maior número de reservas.
Isto marca o início de uma série de campanhas de Natal lançadas pela cidade, tendo em conta os prazos necessários para reservas e viagens durante a época festiva. A estratégia também inclui antecipar a Black Friday para posicionar Barcelona como um destino de compras de inverno que se estende além do Natal. A campanha foi lançada no final de outubro nos Estados Unidos (Vermont, Chicago, NY, Boston, Washington, Miami, Los Angeles e São Francisco) e no Reino Unido (Londres, Manchester, Bristol, Edimburgo e Glasgow). Será alargado aos restantes mercados europeus e terá a duração de dois meses, até 31 de dezembro, em linha com o típico padrão de reserva antecipada de 50 dias observado no período que antecede o Natal.
EDIÇÃO DO DT.