InícioPolíticas de turismoTurismo em São Paulo recebe R$ 146 milhões e...

Turismo em São Paulo recebe R$ 146 milhões e avança em modernização e integração regional

Em um movimento estratégico para impulsionar o turismo paulista, o ministro Gustavo Feliciano participou, no último sábado (21/03), da 1ª Reunião de Prefeituras e Gestores de Turismo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), realizada em Ilhabela (SP). O encontro reuniu lideranças públicas e especialistas em torno de um objetivo comum: fortalecer a atividade turística por meio de infraestrutura, inovação e cooperação regional.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O evento, sediado no Galpão das Artes, marcou o início de uma nova fase de diálogo entre as estâncias turísticas do estado. Durante a programação, foram debatidos temas essenciais como a ampliação da infraestrutura, a implementação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH Digital), o acesso facilitado ao crédito via Fungetur e o desenvolvimento de estratégias integradas entre os municípios.

Ao destacar os avanços recentes, o ministro enfatizou que, entre 2023 e 2026, o Ministério do Turismo finalizou 98 obras em diversas regiões paulistas, totalizando investimentos superiores a R$ 146 milhões. As intervenções contemplam desde a revitalização de centros culturais e espaços de eventos até a construção de estruturas de apoio ao turista e melhorias no acesso a atrativos.

Feliciano ressaltou ainda o impacto direto dessas iniciativas na experiência dos visitantes e na qualidade de vida da população local. Segundo ele, as ações refletem o compromisso do governo federal em valorizar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Além das obras já concluídas, o estado segue com 13 projetos em andamento no âmbito do Novo PAC, incluindo a revitalização da Casa da Cultura Pedro Buzato, em Torrinha, e a implantação de um novo centro de eventos turísticos em Guararema — iniciativas que prometem ampliar ainda mais a atratividade dos destinos paulistas.

No campo da inovação, a FNRH Digital surge como um marco na modernização da hotelaria nacional. A ferramenta otimiza o processo de check-in, aumenta a segurança das informações e fornece dados estratégicos para o planejamento de políticas públicas mais eficientes.

Outro ponto de destaque foi o incentivo ao empreendedorismo por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece linhas de crédito com condições diferenciadas. A iniciativa fortalece o setor ao viabilizar novos investimentos, fomentar negócios e ampliar a geração de emprego e renda.

A reunião contou com a recepção do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e a condução do presidente da APRECESP, João Victor Barboza, além da participação do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. Entre os temas abordados, estiveram o planejamento do roteiro náutico da região e a realização da 1ª Expo Turismo Paulista, prevista para abril.

Encerrando sua participação, o ministro reforçou a importância da atuação conjunta entre governos e municípios. Para ele, o desenvolvimento do turismo passa necessariamente pela cooperação, troca de experiências e construção de soluções integradas, capazes de posicionar São Paulo como um dos principais destinos do país.

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque