Um panorama do turismo gaúcho e os caminhos da retomada

Continua depois da publicidade

Nesta edição de Notícias do Rio Grande do Sul, confira a maior feira de integração do país (FENADI), a 48ª Abav Expo, o Festuris, o Sonho de Natal da cidade de Canela e a exposição dedicada aos grandes escritores da literatura gaúcha e do Brasil

Por Neneca Campos

FENADI, uma das maiores feiras de integração e miscigenação do Brasil

Nessa terça–feira (12)  aconteceu a abertura virtual da FENADI – Festa Nacional das Culturas Diversificadas. Até o dia 19 de outubro, sempre ao vivo das 18 às 23 horas, as atrações estarão sendo apresentadas através do canal da UETI – União das Etnias de Ijuí no YouTube e redes sociais.  O evento prestigia 11 países (alemães, árabes, austríacos, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, poloneses, portugueses,  letos e suecos), representados por grupos étnicos organizados, além do centro tradicionalista gaúcho.

Veja também as mais lidas do DT

Além das atrações artísticas e culturais, a FENADI fará um resgate da história do movimento étnico com transmissões que alcançarão o público para além das fronteiras de Ijuí, do Estado, do país e do mundo. Segundo Nelson Casarin, presidente da UETI, a edição de 2019, que também foi virtual, atingiu um público em 27 países, somando 343 mil visualizações.

A FENADI acontece em conjunto com a Expojuí, feira multitemática que contempla em sua estrutura negócios, comércio, ecologia, artesanato, lazer, cultura, gastronomia e agronegócios, mostrando a força empreendedora da região.

Segundo Nelson Casarin, presidente da UETI, a edição de 2019, que também foi virtual, atingiu um público em 27 países, somando 343 mil visualizações (Foto: divulgação)

 Exposição ao ar livre prepara o público para a Feira do Livro de Porto Alegre

Desde o dia 1º de outubro, a Galeria Escadaria promove a exposição coletiva “Autorias” no Viaduto Otávio Rocha (Av. Borges de Medeiros). A exposição homenageia nomes que fazem parte da história da Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano ocorre de 29 de outubro a 15 de novembro. Após uma edição totalmente on-line, a Feira voltará a levar ao Centro Histórico da capital, as bancas de livreiros e parte da programação ao ar livre.
A mostra, que se estende até o dia 31 de outubro, é uma homenagem das artes visuais à literatura produzida no Rio Grande do Sul.

Um grupo de 18 artistas exibe retratos inéditos de 26 importantes autores gaúchos. São retratos pintados em óleo ou acrílica em telas ou impressos em placas de PVA.
Entre os 26 nomes homenageados estão Érico e Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Moacyr Scliar, Martha Medeiros e Josué Guimarães.

Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo

A edição 2022 do South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, será realizada em Porto Alegre. O anúncio oficial ocorreu na última quarta-feira (6), em Madri, na Espanha, onde aconteceu a edição deste ano da tradicional feira negócios e inovação que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações do mundo todo. O evento acontece no primeiro semestre do ano que vem, quando Porto Alegre comemora 250 anos.

Conforme a organização do South Summit, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups.

“Porto Alegre se converte em um ponto ideal de desembarque para startups espanholas na América Latina pela dimensão do mercado, sua localização estratégica no Cone Sul e sua proximidade cultural com os países hispânicos”, afirmou a presidente e fundadora do South Summit María Benjumea.

Uma comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre Sebastião estiveram na Espanha participando de uma série de reuniões para captar investimentos e atrair parcerias para a inovação na capital gaúcha e estado.

Prefeito Sebastião Melo e o Governador Eduardo Leite (Foto: divulgação)

Hyperloop ligará Porto Alegre a Serra Gaúcha em 12 minutos

Em uns de seus últimos compromissos oficiais, o governador Eduardo Leite foi à sede de testagem da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), em Toulouse, no sul da França. A empresa desenvolve o hyperloop, sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas que pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança.

Em janeiro deste ano, o governo do Estado assinou um acordo com a Hyperloop e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realizar estudos de viabilidade para aplicação da tecnologia no estado. A rota estudada foi Porto Alegre–Caxias do Sul, passando por Novo Hamburgo e Gramado. De acordo com o projeto, a viagem entre Porto Alegre e Gramado teria duração de 11min20seg, em uma distância de 88,7 quilômetros.

Hyperloop é sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas que pode alcançar 1,2 mil km/h (Foto: divulgação)

Decoração do 34ª Sonho de Natal ganha as ruas de Canela

Canela está sendo decorada para o 34º Sonho de Natal, que ocorre de 22 de outubro até 9 de janeiro de 2021. Com o tema “A Fábrica de Sonhos”, a ornamentação começa no portal de entrada e segue pelas principais vias e pontos centrais, com elementos que remetem ao lúdico da festividade.

Mais de 175 mil micro-lâmpadas irão iluminar o Centro, efeitos luminosos irão simular neve caindo das árvores. Um presépio completo em frente à Catedral de Pedras será uma atração à parte para turistas e moradores. A Casa de Pedra também será totalmente iluminada. Conforme o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, a decoração vai encantar os milhares de turistas que visitam a cidade e orgulhar os canelenses. “Canela vai ficar linda durante o dia e completamente iluminada a noite”, afirma.

Cidade de Canela se prepara para brilhar neste Natal (Foto Cleiton Thiele/SerraPress)

Sou Guia: Uma experiência turística única na palma da mão

A startup gaúcha “Sou Guia” foi criada para economizar o tempo do cliente oferecendo roteiros turísticos e cashbacks para serem trocados na rede de parceiros da plataforma. A startup conta com guias de turismo, profissionais do segmento e agências de turismo como parceiros, e que possuem seus perfis de trabalho na Sou Guia. Gabriela Holken, analista de conteúdo da plataforma, projeta que até 2024 ela se torne a maior referência em marketplace de conveniências do país. Para conhecer mais, acesse souguia.com, entre como turista,  solicite um perfil como parceiro e veja como ganhar os benefícios. Sou Guia será lançada no Espaço Business & Innovation durante o Festuris, que acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park, em Gramado

A união de todas as regiões gaúchas foi destaque da 48º edição da ABAV

A temática usada no estande da Secretaria de Turismo do RS na 48ª ABAV Expo & Collab atraiu o público do evento, com imagens que destacam um estado cheio de experiências ligadas à natureza e cultura.

As regiões que estiveram de forma presencial foram; Hortênsias (municípios de Gramado, Canela e Nova Petrópolis); Vale do Taquari; Uva e Vinho; e Rota das Terras Encantadas, além da capital Porto Alegre.

A Setur marcou presença no evento de maneira híbrida, com expositores e visitantes físicos e virtuais. O evento reuniu toda a cadeia turística promovendo o destino do Estado preparando para a retomada e fortalecimento do setor. Diversos influenciadores digitais ficaram interessados em conhecer os roteiros apresentados no evento.

A temática usada no estande da Secretaria de Turismo do RS na 48ª ABAV Expo & Collab atraiu o público do evento (Foto: divulgação)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade