Vinícola Aurora recebe certificação internacional por redução de CO2

Quase quatro mil árvores preservadas. Cerca de 61 toneladas de papel a menos enviadas para os aterros sanitários. A redução na emissão de 144,2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera pela Vinícola Aurora nos últimos 12 meses é equivalente, ainda, a quase 1,5 mil carros à gasolina percorrendo 500 quilômetros.  

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A cooperativa recebeu o Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa por utilizar, no período, apenas energia elétrica proveniente de usinas de fontes renováveis e incentivadas pelo governo federal, como eólica, solar, biomassa, de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O certificado foi emitido pela Consultoria em Energia Ludfor.

Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem as metodologias reconhecidas internacionalmente, como o GHG Protocol Corporate Standart da The Green house Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

O diretor superintendente da Aurora, Hermínio Ficagna, lembra que a cooperativa já vem trabalhando na redução de gás carbônico e em outras iniciativas de preservação ao meio ambiente há mais de uma década. Entre os exemplos, está a nova planta industrial da cooperativa, inaugurada em maio de 2019, no Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, que é a primeira fábrica do Brasil com certificado LEED versão 4.0, ou seja, é 100% sustentável.

“A nossa matéria-prima vem da natureza, temos um compromisso social e ambiental e estamos trabalhando para preservar os recursos naturais e, consequentemente, reduzindo custos de produção”, acredita.

A unidade Vinhedos, como é chamada, possui uma área total superior a 24 mil metros quadrados, captação de luz natural, totalmente automatizada e com estrutura para abrigar o crescimento contínuo da vinícola por décadas.  O espaço fica na entrada do Vale dos Vinhedos.

Maior vinícola brasileira, a Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios, e o engajamento de 500 funcionários divididos em três unidades em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira.  Nos últimos 10 anos, o faturamento da vinícola triplicou, chegando a R$ 558 milhões em 2019, o melhor desempenho de toda sua história que chegará a 90 anos em 2021. O resultado, mais uma vez, a consolida como a vinícola que mais fatura no país e também como líder de mercado nas categorias de vinhos finos, sucos de uva e coolers. O suco de uva integral representa cerca de 60% da receita total da empresa.

Unidade Vinhedos recebeu certificado LEED por ser 100% sustentável – Crédito: James Rodrigues

“Estes resultados mostram que é possível conciliar crescimento comercial e expansão produtiva com a preservação aos recursos naturais, com o uso de uma matriz energética limpa e sustentável”, acrescenta Ficagna.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Pernambuco amplia horário de funcionamento de restaurantes e bares a partir da segunda-feira (10)

Os turistas que estão começando a planejar viagens para Pernambuco contam com uma boa notícia. A Secretaria de Turismo do Estado informa que devido...

Restaurante Syria resgata a essência da comida árabe em São Paulo

Por Mary Ellen Aquino (Com Edição do DT)* No mesma terça-feira (4) deste mês de Agosto em que uma grande explosão destruiu uma parte de...

SPCVB realiza capacitações online sobre destinos paulistas durante pandemia

Ações de promoção foram realizadas em forma de digital desde o início da pandemia Mesmo diante da presente pandemia que assola empresas e mercados, o...

Beach Park, no Ceará,  reabre para hóspedes em soft opening

Após 140 dias fechado, o Beach Park reabriu o parque aquático na última quinta-feira (6) somente para hóspedes e em soft opening. Em nota,...

Show dos 80 anos de Roberto Carlos será mesmo no Iberostar da Bahia

Após idas e vindas de uma possível mudança de data do show Emoções de Roberto Carlos, o diretor do Iberostar Brasil, Orlando Giglio, confirmou...

Parque Nacional de Jericoacoara reabre neste sábado após autorização do ICMBio

Mais um destino turístico brasileiro retoma suas atividades nesta semana. O Parque Nacional de Jericoacoara (CE) reabre para visitação pública a partir deste sábado...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat