O Wyndham Garden São Paulo, empreendimento de administração exclusiva e direta da rede Wyndham, comporta, há 9 anos, estrutura robusta para eventos corporativos e sociais, que ostenta selo internacional de qualidade ambiental
por Cecília Fazzini – colaboração para o DIÁRIO
O Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel e o ambicioso Espaço Immensità – que comporta eventos de até 3 mil participantes – se esforçam para ganhar a dianteira e cativar ainda mais o hóspede corporativo. A imagem e o atrativo do negócio, encrustado no coração da Zona Norte paulistana, estão vinculados estreitamente à vocação para a sustentabilidade.
Veja também as mais lidas do DT
Dalmo Valim, gerente geral do hotel há dois anos, mas com expertise extraída de 24 anos de experiência na área, tendo atuado à frente de grandes nomes da hospitalidade no País, o maior diferencial do empreendimento sob seu comando é o fato de estar vocacionado para o business. Perfil ativado pelo centro de convenções e eventos e a hospedagem, que conta com suporte de 250 apartamentos. Se considerado que cada unidade acomoda até três pessoas, a capacidade alcança 700 hóspedes. O executivo frisa que, por contar com administração da própria Rede Wyndham, o hotel se destaca na gestão se comparado aos franqueados, até porque há ainda, segundo avalia, uma força de vendas disponível e com olhar diferenciado.
E no quesito gestão, o Wyndham Garden prova eficiência. Em 2023, experimentou aumento de 16% na diária média, o que refletiu no resultado, mesmo sem avanço expressivo na ocupação. A margem de lucro no exercício passado, comparado a 2022, ultrapassou 3% da previsão inicial. E, conforme Valim, essa curva ascendente está relacionada ao maior número de feiras de negócios que, a depender do vigor atual, prometem colaborar para a manutenção do cenário favorável. “Estamos próximos à três estações de metrô e vizinhos do Expo Center Norte e do Pavilhão de Exposições do Anhembi que, em maio próximo, já deverá estar operando à plena carga após a privatização e reforma. Outra virtude, assinalada pelo gerente, é o hotel – apesar de não ter sido moldado ao segmento lazer – é estar situado a poucos minutos do Braz, bairro emblemático do circuito de compras da Capital.
E no quesito gestão, o Wyndham Garden prova eficiência. Em 2023, experimentou aumento de 16% na diária média, o que refletiu no resultado, mesmo sem avanço expressivo na ocupação. A margem de lucro no exercício passado, comparado a 2022, ultrapassou 3% da previsão inicial
Centro de Eventos, dom e certificação
Em 2015, um campo de golfe existente ao lado do hotel e com baixa utilização foi exatamente o terreno onde se ergueu o centro de eventos. A dinâmica de ocupação do hotel oscilava e a decisão do corpo diretivo foi incrementar o negócio, para reduzir o vínculo da presença do hóspede ao calendário de feiras. “Contudo estamos próximo do maior polo de feiras e eventos da América Latina, isso é um fato, acentua Valim”. Então, nascia o Espaço Immensità, que conquistou a Certificação Internacional de Alta Qualidade Ambiental (AQUA), primeiro empreendimento no País a receber este selo, por tratar-se de construção sustentável. O destaque é concedido pela Fundação Vanzolini – represente oficial no Brasil da certificadora francesa HQE.
Além da capacidade de eventos para 3 mil pessoas, o gerente relaciona a modulagem versátil, sem pilastras em sua planta, mas especialmente concebido dentro dos princípios, em inglês Environmental, Social and Governance – ESG, que segue na vertente das boas práticas vinculadas ao desenvolvimento ambiental e social. “Já tínhamos essa conduta desde a construção, antes de estar tão difundida, porque hoje só se fala em ESG”, acentua Valim. E a cereja do bolo no centro de eventos é o fato dos participantes somarem crédito em carbono ao utilizarem a área, um apelo forte para quem busca vincular seus negócios à sustentabilidade.
Chancela da rede
Aliado a isso, a Wyndham atribui ao hotel a chancela de ser green. “Temos algumas situações dentro do empreendimento que são fora da curva, como uma bomba hidráulica, de origem finlandesa, que gela e esquenta toda a água do prédio”, explica o gerente. O recurso dispensa o uso gás para esquentar água, contribui para a redução de CO2 dispensado na atmosfera e gera economia de 30% no consumo de energia elétrica, água originária da rede de abastecimento da rua. Essa tecnologia também aciona o sistema de ar condicionado.
E quanto à formação do público interno, Valim é categórico: “se os colaboradores não estiverem envolvidos na mesma meta não funciona”, sentencia, No entender do executivo, a hotelaria é uma indústria que não produz fumaça mas, existem setores dentro do empreendimento nos quais os princípios do ESG precisam ser enraizados, o que nas rotinas do trabalham ficam mais evidenciadas.
Prêmio estimula a consciência ambiental
Já em sua terceira edição, o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità, se prepara para, no dia 9 de junho deste ano, agraciar mais projetos de diversas regiões brasileiras, comprometidos com a causa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Uma noite de festa, que acontece no próprio espaço de eventos do Wyndham Garden, que se destina a ser uma vitrine de cases de sucesso na matéria a que se propõe a premiação.
“A ideia do prêmio nasceu da intenção de não apenas divulgar o nosso centro de eventos, mas contribuir com a comunidade, fazer valer as três pilastras do ESG”. Para estruturar a iniciativa, explica o gerente, além do compromisso com a proposta de condecorar projetos, foi lançado um livro para cada uma das edições do evento. Em 2024, para marcar a data de forma mais representativa, será realizado um Hack Town, na véspera do prêmio, que traz a inovação a partir de sementes lançadas em pequenas startups, que criam determinado aplicativo voltado para a questão ESG. E no domingo (dia 9) – dia da entrega do prêmio – o evento é destinado a um público mais seleto.
“Qualquer organização, micro, pequena ou grande que tenha o vetor do meio ambiente e comprove os resultados no campo social”, sentencia. E um diferencial na premiação deste ano, uma nova categoria concorre: a de influenciadores vinculados ao tema ESG. E o gerente acrescenta que a noite de premiação e as atividades que se somam a ela, constituem importante vitrine para divulgar a infraestrutura de eventos do hotel. “Estamos diante de questões que não têm mais volta, uma quebra de paradigma, quando se está diante de uma capital do tamanho de São Paulo e um empreendimento com a proposta tão focada no meio ambiente”, constata.
Conquistar eventos
Impulsionar a imagem do centro de eventos do hotel e atrair para as condições especiais que a estrutura oferece é meta cada vez mais incentivada, conforme o gerente. Uma estratégia comercial nesse sentido está sendo ativada através de uso mais sistemático das redes sociais. Valim adianta que a energia também vem da equipe de vendas interna e, agora, reforçada com a contratação de um time externo. A prospecção de clientes, conforme observa, é realizada de forma importante em eventos e feiras distribuídas por São Paulo, durante o ano, além de um aprouche com grandes agências organizadoras de eventos, com vistas não apenas a encontros de negócios – com o topo da lista liderado pelos setores hospitalar, farmacêutico e educação – mas também a shows de música, entretenimento, competições esportivas, entre outros. O gerente confia que no ‘jardim’ da rede Wyndham, “o Garden é uma flor bem cuidada”.
SERVIÇO:
Wyndham Garden São Paulo
400 Avenida Luiz Dumont Villares – São Paulo – SP, 02085-000 • +55 11 2972-8111 • Visite o site oficial