Aviões Boeing 787 com nova turbina GE precisam fazer Recall

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A agência de aviação civil dos Estados Unidos — a Federal Aviation Administration (FAA) — determinou que as companhias aéreas americanas que possuem aviões Boeing 787 de modelos equipados com a mais recente versão das turbinas fabricadas pela General Electric (GE) devem reparar ou trocar esses motores por causa do risco de congelamento de partes desses equipamentos em voos.

VALOR ECONÔMICO

Segundo a FAA, as companhias aéreas têm até 150 dias para fazer o reparo ou a troca da turbina, do tipo GEnx-1B PIP2, porque esses equipamentos representam um risco à segurança devido à acumulação de gelo — detectada recentemente num incidente a baixa altitude, inferior a 20 mil pés — que pode levar à interrupção dos dois motores de forma simultânea.

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O Boeing 787 é usado atualmente por 59 companhias aéreas no mundo, segundo a fabricante americana de aviões, somando 383 aeronaves desse modelo em operação. Desse universo, 176 são unidades equipadas com a versão GEnx-1B PIP2 da GE.

Na América Latina, duas companhias aéreas operam modelos Boeing 787 — Avianca e Latam —, mas ambas usam motores da Rolls-Royce, concorrente da GE.

A Avianca Holdings, com sede na Colômbia, tem sete Boeings 787 e vai receber mais oito nos próximos anos. A Latam tem 15 aeronaves desse tipo, com plano de receber mais 11 aeronaves até 2019.

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