por Lorna Burleigh, reporter especial do DT*
Guadalajara (México) – Enrique Peña Nieto, presidente do México, inaugurou nesta segunda-feira (25) a 41ª edição do Tianguis Turístico em Guadalajara. A solenidade contou com Aristóteles Sandoval, governador do Estado de Jalisco e inúmeras outras autoridades, além de um grande número de operadores, agentes de viagens, executivos de empresas da cadeia de turismo e jornalistas de todo o mundo.
Durante seu discurso de boas vindas, o presidente disse que o setor do Turismo no México é responsável por 8,5% do PIB superando as indústrias de construção e de mineração. “o turismo gera atualmente mais de 9 milhões de empregos de forma direta e indireta devido aos milhares de prestadores de serviços turísticos que impulsionam o setor”, quantificou o chefe executivo. Enrique destacou que em 2015 o México teve mais de 32 milhões de turistas nacionais e internacionais e que isto permitiu um crescimento econômico importante.
Veja também as mais lidas do DT
“Convido a todos para continuarem estimulando o turismo através dos empreendimentos empresariais e convido os próprios mexicanos que conheçam o seu país”, afirmou.
Peña Nieto falou sobre o turismo como uma forma de inclusão social para os que tem menos recursos e que os espaços ociosos da hotelaria devem ser utilizados para um serviço social. “Convido as crianças e adolescentes a conhecerem melhor as belezas do país, sua riqueza, seus locais arqueológicos, não só em livros e pela televisão mas através de viagens”, anunciou, apresentando o programa “Viajemos todos por Mexico” .
No evento, ainda, foi mostrado um filme sobre como crianças que nunca tinham viajado de avião, ido à praia, a monumentos e inclusive ao Palácio do Governo sentiram suas vidas transformadas por esta iniciativa.
- A repórter viajou convidada pelo Centro de Promoção Turística do México (CPTM), com seguro GTA