Marcos J. T. Oliveira, repórter frelancer do DIÁRIO
A Romaria Nacional do Turismo surgiu em 2014 com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Turismo (27/09) e proporcionar ao segmento e profissionais de turismo (guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo) um momento de intercâmbio. O evento ganhou notoriedade até que coordenador, o guia turístico e presidente da AGCTUR, João Gilberto Oliveira, continuasse nos anos seguintes.
Em 2016, a Romaria chega a sua 3ª edição e acontecerá entre 23 e 25 de setembro em Aparecida (SP). João Oliveira conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre o surgimento da iniciativa, público-alvo e novidades da programação. Já estão confirmadas caravanas de Belém (PA), Teresina (PI), Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio Grande e do Sul. Palestrantes de El Salvador e Portugal também são destaques na agenda. Acompanhe:
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO– O que é e como surgiu a Romaria Nacional dos profissionais de Turismo em Aparecida?
João Gilberto de Oliveira – A Romaria surgiu em 2014 com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Turismo (27/09) e também proporcionar aos profissionais de turismo (guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo) uma oportunidade para refletirem as orientações da Igreja do Brasil para o segmento do turismo. Ao mesmo tempo promovemos o entrelaçamento entre os diversos agentes que estão no dia a dia atuam direto com o turista, peregrino ou visitante.
DIÁRIO- Como é a estrutura do evento e qual o público-alvo?
João Gilberto de Oliveira – Existe uma coordenação local, onde sou o coordenador geral – como presidente da AGCTUR e responsável do Projeto Vale Receptivo – e esta é composta de outros profissionais representantes de diversas entidades ligados ao Circuito Turístico Religioso. Conta com importantes apoios como: Pastoral do Turismo Nacional CNBB, Arquidiocese de Aparecida, Santuário Nacional de Aparecida, Prefeitura Municipal e CNTUR (Confederação Nacional de Turismo). O público-alvo é principalmente composto por profissionais: guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo e demais segmentos dentro do turismo (meios de hospedagens e profissionais diversos do receptivo turístico religioso).
DIÁRIO- Está em qual edição e como avalia as anteriores? O senhor organiza desde a primeira?
João Gilberto de Oliveira – O evento está em sua terceira edição e tem como tema “Profissionais em busca do Bem Comum”. Este ano, teremos a presença ilustre do diretor da Obra Nacional da Pastoral de Turismo de Portugal (ONPT) Padre Carlos Alberto da Graça Godinho, que fará a palestra principal.
Como idealizador da Romaria desde a primeira edição, venho contando com apoio de diversas entidades como o Santuário Nacional de Aparecida, Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTUR), Sede Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Religioso (SENADETUR), Pastoral do Turismo do Brasil (CNBB), Obra Nacional da Pastoral do Turismo de Portugal (ONPT) , Arquidiocese de Aparecida e diversos outras entidades e empresas ligadas ao turismo regional e nacional.
DIÁRIO- Que temas serão debatidos na edição de 2016?
João Gilberto de Oliveira – O tema principal de 2016 é “Profissionais em Busca do Bem Comum”, mas, também, discutiremos em mesa redonda vários outros assuntos de interesse dos profissionais. Refletiremos também sobre o tema do Dia Mundial do Turismo 2016 que é “Turismo para todos – Promover a acessibilidade Universal”.
DIÁRIO- Quem não é católico pode participar de alguma forma?
João Gilberto de Oliveira – O encontro é aberto para outros pessoas e segmentos e religiões não católicas, com objetivo de promover o ecumenismo no turismo e um maior entrosamento entre os profissionais das diversas culturas diferentes.
DIÁRIO- Perspectivas dessa edição? Como o profissional do turismo pode participar?
João Gilberto de Oliveira – As perspectivas do evento da edição de 2016 é receber um público maior e mais qualificado de profissionais de turismo de todo o Brasil. Já temos confirmadas presença de caravanas e profissionais vindas de Belém (PA), Teresina (PI), Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio grande do Norte e Rio Grande e do Sul. A boa notícia desse ano de 2016 é a confirmação da presença de representantes dos países de El salvador e Portugal. Na edição anterior, tivemos representantes do Peru e Argentina, portanto o evento promete ser bem sucedido e começa ter uma importância internacional. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.profissionaisdoturismo.com ou telefonar para (12) 3105-8590 para terem mais informações.
Serviço:
Local: Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, Cidade do Romeiro, Aparecida (SP).
Data: 23 a 25 de setembro de 2016
Mais informações: www.romariaprofissionaisdoturismo.com
Telefone: (12) 3105-8590