Barretos: Festa do Peão tem duração de 11 dias com cultura, gastronomia e muita diversão

Continua depois da publicidade

Evento acontece de 18 a 28 de agosto; rodeio internacional, finais dos campeonatos nacionais, mais de 100 shows espalhados por 4 palcos e apresentações culturais estão entre as principais atrações; 900 mil visitas são esperadas

Durante 11 dias, a cidade de Barretos se torna foco do entretenimento e do esporte rodeio no País. Sediando a maior e mais antiga Festa do Peão da América Latina, o município – que tem 123 mil habitantes – vive uma verdadeira transformação em agosto com a chegada dos turistas que buscam as atrações do tradicional evento. 

Neste ano, em que a Festa chega à sua 65ª edição, são esperadas mais de 900 mil visitas no Parque do Peão no período de 18 a 28 de agosto. E atrações para atrair esse público não faltam. De acordo com os organizadores, serão mais de 100 shows na programação artística, além de apresentações culturais espalhadas pelo espaço. Já a grade de competições esportivas inclui finais dos campeonatos nacionais e a 28ª edição do Barretos International Rodeo. 

Veja também as mais lidas do DT

“O Parque do Peão vira um gigantesco centro de entretenimento com atrações para todos os estilos e idades. Tem tanto shows focados no público em geral, com grandes nomes da música que inclusive vão além do sertanejo, como também música raiz, danças e apresentações que fomentam a cultura regional. O rodeio é um capítulo a parte, a Festa do Peão de Barretos é o sonho de todo competidor e o Barretos International Rodeo é referência mundial”, afirma Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação organizadora. 

O organizador também ressalta que a Festa tem um espaço exclusivo para as crianças, o Rancho do Peãozinho, com atividades socioeducativas para o público infantil. O espaço recebe durante o evento mais de 50 mil visitas. 

Investimentos, empregos e economia aquecida

Para a edição deste ano, o Parque do Peão está recebendo mais de R$ 10 milhões em investimentos na infraestrutura. “Temos uma estrutura fixa de mais de 2 milhões de metros quadrados e regularmente investimos em melhorias pra receber melhor nossos visitantes”, conta Muzetti. Os investimentos deste ano estão espalhados pela área de camping – que entre as novidades terá um palco recebendo shows exclusivos para os hospedados no local, reforma e construção de camarotes, mais sanitários e nova praça de alimentação. 

Tanto na fase de preparação para o evento como para seu pleno funcionamento a estimativa dos organizadores é mais de 10 mil empregos diretos e indiretos são gerados. Outro número que impressiona é a movimentação econômica que a Festa fomenta: segundo pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, levando em conta a edição de 2019, mais de R$ 900 milhões são injetados na economia da região, levando em conta a movimentação turística, durante o evento. 

Vista de cima da festa do Peão
A festa é considerada uma das mais famosas do Brasil e reúne grandes nomes sertanejos (foto: divulgação)

Novidades na programação do rodeio

No calendário das competições, tem rodeio e provas cronometradas diariamente na Festa. As disputas ocorrem no Estádio de Rodeio e na Hípica e incluem: final da PBR Brazil (18 a 21), SuperCopa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio (22 a 24 e 27) e Barretos Internacional Rodeo (25 a 28).  

Grande estrela do evento, o Barretos International Rodeo tem neste ano uma parceria com o evento canadense Calgary Stampede, um dos maiores e mais antigos eventos do mundo. O campeão e o vice-campeão da competição no Canadá em 2022 vão disputar o Barretos International Rodeo. Já o campeão de Barretos deste ano nas montarias em touros, disputa o Calgary Stampede em 2023. A programação completa do rodeio está disponível no site

Programação 

A programação musical terá mais de 100 shows espalhados pelos palcos do complexo, incluindo nomes como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Cesar Menotti & Fabiano, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Alok, Pedro Sampaio, Guilherme & Benuto, Clayton & Romário, João Bosco & Vinicius, Rionegro & Solimões, Guilherme & Santiago, Maria Cecília & Rodolfo, Tierry, Dilsinho, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, entre outros. Também está confirmada uma apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo

A grade completa pode ser conferida no site

A Festa ainda traz o tradicional Concurso Queima do Alho – culinária típica, Concurso do Berrante, apresentações de Catira, Palco Culturando, Palco das Raízes Sertanejas – exclusivo para apresentações culturais, Feira Comercial, Rancho do Peãozinho – com atrações infantis, monumentos espalhados pelo parque, Museu do Peão, área para camping, estrutura de camarotes e área de ranchos para festas particulares.

Os ingressos para a 65ª Festa do Peão de Barretos podem ser adquiridos através do site barretos.totalacesso.com 

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade