A projeção da ABLA foi divulgada durante o 17° Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que acontece em São Paulo
Conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o 2º semestre de 2022 tem sido o melhor em crescimento de frota das locadoras de veículos desde o início da pandemia.
Vários números foram anunciados durante a 17ª edição do Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que ocorre entre hoje e amanhã, 22 e 23, em São Paulo, a entidade divulgou balanço, projeções e tendências do setor.
Aluguel de carros continua crescendo no Brasil
A retomada do aluguel de carros continua consistente este ano, uma vez que no quadrimestre (julho a outubro), as locadoras compraram 233.540 veículos.
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E no total, até o mês passado, a soma chega a 457.410 veículos. Ou seja, em 10 meses, as locadoras já compraram 3,5% a mais do que 2021 inteiro. Esse levantamento foi feito a partir de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
ABLA fala do crescimento do setor e projeção de compras
Além disso, em relação à frota total do segmento, neste ano, o crescimento atingiu, até outubro, 20,8% no comparativo com dezembro de 2021. Agora, são 1.373.407 automóveis e comerciais leves registrados em nome de locadoras, contra 1.136.517 unidades ao final do ano passado.
Também, a projeção de compras para os meses de novembro e dezembro é de 55 mil a 60 mil carros por mês. Assim sendo, a estimativa é de terminar o ano com 575 mil veículos emplacados, um crescimento de 30% sobre as aquisições feitas em 2021 (441 mil veículos).
Historicamente, as locadoras são responsáveis pela compra, em média, de 20% da produção nacional nos últimos anos. Porém, em 2022, as estimativas estão em 35%.
Durante o fórum, o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, disse que os resultados ratificam que o setor de aluguel de carros continua essencial para a retomada das vendas de veículos.
“Esse crescimento e diversificação da frota das locadoras também vai ao encontro do desejo de atendimento cada vez mais personalizado por parte de empresas e também de pessoas físicas”, afirmou.
ABLA fala o que esperar do setor para 2023
Segundo a ABLA, os principais responsáveis por atender a demanda aquecida serão os nichos de terceirização de frotas. Seguida pelo carro por assinatura, que inclusive, neste ano, já cresceu 16,4%.
Para Marco Aurélio Nazaré, a tendência é que a participação do carro por assinatura “venha até a dobrar no médio prazo. Já que, apesar de ser uma modalidade recente, veio para ficar”.
Outra expectativa para 2023 é um grande potencial relacionado às vendas diretas. E com relação ao turismo, os aumentos das passagens aéreas deverão continuar provocando estímulos às viagens rodoviárias.
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT com agências.