Accor vai eliminar plásticos da experiência do cliente até 2022

A Accor acaba de anunciar seu compromisso de aderir à Global Tourism Plastics Initiative das Nações Unidas. Esta iniciativa tem como objetivo articular, apoiar e ampliar as ações de stakeholders do setor de turismo para a formação de uma aliança global voltada a combater a poluição por plásticos – e de eliminar todos os itens plásticos de uso único na experiência do cliente em seus hotéis até o fim de 2022.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

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A iniciativa da Accor para reduzir os impactos ambientais e fortalecer as medidas de combate à poluição causada pelos plásticos nos oceanos e em ecossistemas naturais no mundo todo representa um passo significativo para o setor global de hotelaria e para o grupo, comprometido com a sustentabilidade há muitos anos.

“Estamos cientes do enorme impacto que temos sobre o planeta e de nossa responsabilidade para criar benefícios tangíveis aos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e comunidades onde operamos”, destacou Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor. “O que nos guia é a conscientização e percepção social que impulsionam cada indivíduo na busca para se tornar um cidadão melhor”.

A Accor, que atende mais de 120 milhões de clientes e serve mais de 200 milhões de refeições por ano, assume com muita seriedade seu papel como cidadã corporativa responsável e trabalha com base no modelo estabelecido pelo seu programa de desenvolvimento sustentável há 25 anos. Além do compromisso já assumido de eliminar o uso de canudos, misturadores e cotonetes de plástico, o novo compromisso inclui:

  • A eliminação de todos os amenities de uso individual e copos de plástico até o fim de 2020.

  • A eliminação de todos os outros itens de plástico de uso único nos quartos, áreas de reuniões, restaurantes e áreas de lazer (spas, academias etc.) até o fim de 2022.

Plásticos de uso único compreendem produtos descartáveis que são utilizados apenas uma vez. Entre esses itens estão canudos, cotonetes, misturadores de bebidas, copos, sacos de lavanderia, embalagem de travesseiros, garrafas de água, embalagens plásticas (de alimentos e artigos de boas-vindas, entre outros), pratos e talhares para viagem, brindes e produtos de boas-vindas (artigos de toalete, chinelos, lápis etc.) e chaves de acesso ao quarto. Alternativas adequadas para substituir os produtos plásticos serão propostas para cada item específico com base em Análises do Ciclo de Vida a fim de garantir um melhor desempenho ambiental para a solução proposta aos nossos hotéis.

Com mais de 200 milhões de itens plásticos de uso único utilizados anualmente em todas as áreas, os hotéis já estão reduzindo significativamente o seu impacto. Vários estabelecimentos já estão empregando soluções eficazes por meio da adoção de alternativas mais sustentáveis. Alguns exemplos:

  • 94% dos hotéis da Accor não utilizam mais canudos, cotonetes e misturadores de plástico. Os 6% restantes (a maioria na China) farão o mesmo até o fim de março de 2020;

  • 89% dos hotéis ibis estão utilizando amenities em dispenser. Isso significa que 2087 hotéis da rede ibis deixaram de utilizar itens plásticos de uso único com a instalação desses equipamentos. Os hotéis ibis da Accor na América Latina adotarão essa mesma medida este ano;

  • A rede Fairmont adotou novos padrões de construção e reforma em mais uma das várias iniciativas implantadas pelas nossas marcas. Os hotéis da rede instalaram torneiras com filtro nas dependências dos hóspedes para eliminar o uso de garrafas plásticas de água;

  • Fomos além: para atender às necessidades dos clientes, criamos a nova marca “Greet”, que tem como parte do seu DNA ser “plastic free”, ou seja, livre de plástico. No café da manhã dos hotéis, não são utilizados plásticos descartáveis, e geleias e manteiga são servidas em recipientes reutilizáveis. Além disso, não há produtos plásticos descartáveis nos quartos e em nenhuma outra área dos hotéis. A Accor planeja inaugurar dez novas unidades Greet na Europa ainda este ano.

Adicionalmente, vários hotéis da Accor que fazem parte do portfólio de marcas líderes do grupo, entre os quais Novotel Paris les Halles, Novotel Yangon Max, Myanmar, Sofitel Bogotá, diversos hotéis em Bali e Lombok na Indonésia e Ibis Styles São Paulo Anhembi, já adotaram medidas individuais para eliminar os plásticos e estão cada vez mais próximos da meta de serem 100% livres de plástico quanto à utilização de itens de uso único.

Além de encontrar alternativas para o plástico e reduzir o impacto ambiental, um dos principais objetivos da Accor é mudar a mentalidade comum global por meio da adoção da lógica dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A sede do grupo apresentará as melhores práticas e os hotéis aperfeiçoarão as iniciativas e soluções locais para os clientes.

A Global Tourism Plastics Initiative, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Mundial do Turismo em parceria com a Fundação Ellen MacArthur, estabelece diretrizes para o combate de resíduos e poluição de plásticos. Governos e empresas, como a Accor, comprometem-se com um conjunto de metas complexas. Trabalharemos para eliminar os itens plásticos desnecessários, inovaremos para que todos os produtos plásticos necessários sejam projetados para serem reutilizados, reciclados e submetidos a processos de compostagem seguros e adotaremos uma economia circular para que todos os produtos sejam mantidos na economia e fora do meio ambiente. Em setembro de 2019, o grupo Accor Holanda deu um passo importante ao assinar o International Tourism Plastic Pledge, compromisso internacional liderado pela MVO Netherlands que trata da poluição causada pelos plásticos provenientes do setor de turismo. Com isso, o grupo está iniciando o trabalho em direção à próxima etapa lógica do processo, ou seja, tornar-se, assim que possível, signatário da Global Tourism Plastics Initiative, o que exige a apresentação de um compromisso detalhado.

“A poluição por plásticos é um dos maiores desafios ambientais da atualidade e o turismo desempenha um papel importante quando se trata de contribuir com a solução”, afirmou Ligia Noronha, Diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Divisão de Economia. “Por meio da Global Tourism Plastics Initiative, empresas e destinos turísticos contam com apoio para inovar, eliminar e adotar uma economia circular para os produtos plásticos, impulsionando a circularidade em nossas economias e reduzindo a poluição por plásticos no mundo todo”.

“Nossos esforços não param por aqui. Somos um grupo inovador por natureza e buscamos continuamente áreas nas quais podemos reduzir nosso impacto ambiental e, ao mesmo tempo, ajudar as comunidades locais em suas iniciativas em prol de um futuro mais saudável e sustentável.” disse Sébastien Bazin. “À medida que trabalhamos para cumprir nossos compromissos, somos gratos às nossas equipes dedicadas de funcionários em todo o mundo, que compartilham nossa crença de que é possível fazer com que o mundo seja um lugar melhor para os nossos clientes não apenas quando estão desfrutando de nossos serviços, mas também em outros momentos”.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

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