Aeroportos se preparam para o mundo das viagens pós-Covid 19

Continua depois da publicidade

CHICAGO (Reuters) – Com o COVID-19 devastando o setor de aviação, as companhias aéreas e os aeroportos do mundo todo estão controlando os custos e interrompendo novos gastos, exceto em uma área: tranquilizar os passageiros com pandemia e desconfiança sobre viagens.

“Qualquer que seja o novo normal (…), será cada vez mais relacionado ao autoatendimento”, disse à Reuters Sean Donohue, executivo-chefe do Aeroporto Internacional Dallas-Forth Worth (DFW), em entrevista à Reuters.

O aeroporto está trabalhando com a American Airlines ( AAL.O ) – cuja base é DFW – para realizar um auto-check-in de bagagem, e todos os seus banheiros serão totalmente sem contato até o final de julho com a tecnologia desenvolvida pela Infax Inc. Eles terão pias sem as mãos, sabão, vasos sanitários e dispensadores de papel toalha, que serão equipados com sensores para alertar os trabalhadores quando os suprimentos estiverem baixos.

Veja também as mais lidas do DT

“Uma das maiores reclamações que os aeroportos recebem são banheiros”, disse Donohue.

Dallas está pilotando três opções de tecnologia para check-ins de bagagem: ICM, SITA e Materna IPS da Amadeus.

O DFW se tornou o aeroporto mais movimentado do mundo, de acordo com dados da empresa de análise de viagens Cirium, em parte graças a uma estratégia da grande transportadora global americana de concentrar grande parte de sua pandemia em seu hub no Texas.

No ano passado, a DFW lançou o embarque biométrico – onde seu rosto é o seu cartão de embarque – para voos internacionais e está aproveitando a trégua no tráfego internacional para trabalhar com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e usar a tecnologia VeriScan para os passageiros que chegam, disse ele.

A Delta Air Lines ( DAL.N ) abriu o primeiro terminal biométrico dos EUA em Atlanta em 2018, e alguns aeroportos da Europa e Ásia também usam a tecnologia de reconhecimento facial. No entanto, isso causou algumas preocupações, com um estudo do governo dos EUA descobrindo um viés racial na tecnologia e a União Européia no início deste ano considerou proibi-lo em locais públicos por questões de privacidade.

O aeroporto de Dallas também está testando novas tecnologias para melhorar a higienização, começando com a tecnologia ultravioleta que pode matar os germes antes de circularem no sistema de climatização.

Mas também implantou nebulizadores eletrostáticos e contratou uma “equipe de sucesso” de 150 pessoas que estão passando pelos terminais, higienizando fisicamente as áreas de alto toque.

“A tecnologia é crítica porque pode ser muito eficiente”, disse Donohue, mas os clientes “poder visualizar o que está acontecendo também são tranquilizadores”.

O DFW investiu milhões de dólares acima do orçamento de limpeza e saneamento desde que a pandemia eclodiu, enquanto suspendia cerca de US $ 100 milhões em programas de capital e reduzia os custos operacionais do segundo semestre em cerca de 20%, ao abordar o forte golpe do COVID-19 no setor, que apenas meses atrás estava se preparando para crescer.

Aproximadamente 114.000 clientes passaram pelo DFW em 11 de julho, uma melhoria em relação a 10.000 por dia em abril, mas ainda assim cerca da metade dos volumes do ano passado.

O aeroporto também está testando a tecnologia touchless para verificações de temperatura dos funcionários, mas atualmente não está planejando verificações muito debatidas para os passageiros, exceto um mandato federal para o qual ainda não há nenhuma inclinação do governo dos EUA.

Michael Davies, que dirige o programa New Technology Ventures na London Business School, disse que a tecnologia será uma das muitas mudanças na experiência do aeroporto no futuro, com menos viajantes em geral que buscam mais espaço e gastam menos tempo para jantar e fazer compras.

“Você coloca essas coisas juntas e isso parece, de certa forma, muito parecido com a era de ouro das viagens aéreas”, disse Davies.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade