“Agora curta! Você está em Arraial d’Ajuda, na Bahia"

São 20 km de praias de águas mornas e transparentes, perto de rios, coqueirais e falésias coloridas. Vizinha de Porto Seguro, esse local proporciona sossego, aconchego, lazer e vida noturna bem descolada

por Eduardo Andreassi (Especial para o DIÁRIO)


Um vilarejo de pouco mais de 850 pessoas nos anos 80 – nativos e turistas do mundo todo que foram a passeio e por lá foram ficando -, transformou-se em um distrito com proporções de cidade, hoje com mais de 20 mil habitantes. A beleza de suas praias e sua natureza, harmonizada com o ar aconchegante de um vilarejo com uma estrutura de cidade grande, dão a Arraial d’Ajuda um potencial mais do que suficiente para atrair, no ano inteiro, milhares de  turistas de várias partes do Brasil e do Exterior.
 
Sendo distrito de Porto Seguro e localizado a 5 km do mesmo, Arraial d’Ajuda é considerado um dos vilarejos mais charmosos do Brasil. Seu grande público é sem sombra de dúvidas, os casais, famílias e jovens, que frequentam seus bares sofisticados, as transadas lojas de artesanato e de roupas e apreciam a excelente gastronomia da região.
 
Além disso, bons hotéis da região, pensando em um público mais restrito e com alguma dificuldade de locomoção, proporcionam estrutura e serviços que facilitam a locomoção e entretenimento de seus hóspedes.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 (Crédito: Eduardo Andreassi)

Explorando Arraial d’Ajuda

  • Largo da Ajuda – O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 e que abriga um lindo mirante. De lá é possível visualizar o encontro do rio Buranhém com o mar. 

 

  • Passeios por láNão deixe de ver artigos de decoração, roupas e acessórios no lado oposto do Largo da Ajuda e apreciar a feirinha de artesanato e atrações musicais. Artesãos vindos de todos os cantos do Brasil e instalados em Arraial há anos, mostram suas habilidades com as peças que produzem, com toques de simpatia e calma, que só o baiano tem.

Artesanato, restaurante e lojinhas para os turistas (Crédito: Eduardo Andreassi)

  • Praias – Arraial d’Ajuda oferece praias para todos os gostos. Desde as mais badaladas até as mais isoladas e tranqüilas. Aproveite e explore as lindas e paradisíacas praias de Mucugê, Araçaípe, dos Pescadores e Apaga-Fogo. À direita de Mucugê, a praia central de Arraial d Ajuda, está a badalada praia do Parracho. Continuando, chega-se à Pitinga, uma praia mais tranquila. Mais adiante fica a isolada Taípe, a praia mais afastada e selvagem de Arraial d´Ajuda – cerca de duas horas de caminhada partindo da vila. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, chegando a 45 metros de altura.

 

  • Vida noturna – se é final de tarde e quer curtir até altas horas da manhã, você deve ir à Rua do Mucugê e Beco das Cores. Galera bonita de todas as regiões curtem boas músicas e paqueras, embalados pelo clima gostoso e alegria dos freqüentadores. Afinal, você está a passeio aqui na Bahia!

Praia do Espelho (Crédito Eduardo Andreassi)

De uma esticada até Trancoso e Caraíva 
Trancoso é a próxima parada para quem está no Arraial d’Ajuda. É uma simpática vila distante 26 quilômetros de Porto Seguro, com traçado urbano típico dos jesuítas, formando uma grande praça conhecida como “o Quadrado”, que na verdade é um retângulo rodeado de casinhas coloridas, restaurantes e lojinhas.
O anoitecer lá é uma atração à parte. As lojas e restaurantes acendem suas fachadas, criando um belo espetáculo de luzes mesclando com as construções do local e sua natureza, proporcionando um ar de aconchego.
Praia do Espelho – Caraíva
Considerada uma das mais lindas do Brasil, é uma ótima opção para quem quer sossego, sol e mar e curtir areia branca e águas claras. Localizada no distrito de Caraíva a mais ou menos 1h30 de Arraial d’Ajuda.  O nome Praia do Espelho na verdade (Praia do Curuipe na denominação oficial) é um apelido que nasceu devido ao efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas no mar durante a maré baixo.
O Quadrado “retangular” de Trancoso


Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro.

De Porto Segura para Arraial d’Ajuda há balsas que funcionam 24h.  A travessia de balsa dura cerca de dez minutos (saídas a cada 30 minutos; entre 1h e 7h, a cada hora). De carro pela BR-101, tome a saída em Eunápolis – de lá são cerca de 70 km até Arraial.

Como circular

Atrações, pousadas, barracas e restaurantes concentram-se em dois pontos: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. A Estrada da Balsa é via de entrada para quem vem de Porto Seguro e dá acesso direto à praia. Para chegar ao centro, a caminhada é longa, mas vans fazem o trajeto ao longo de todo o dia. Na Rua do Mucugê e arredores, circule a pé.

Para quem se hospeda nas estradas do Alto Mucugê ou da Pitinga, o mais indicado é ir com carro próprio para se deslocar entre as praias.

Caminhadas de praia a praia 

Caminhar de uma praia a outra é algo muito comum (e interessante) nessa região. É recomendável que se faça na maré baixa. Para isso, consulte a Tábua das Marés e verifique o horário em que a maré estará mais baixa.

Distâncias 

De Porto Seguro a Arraial d’Ajuda – 5 km

De Porto Seguro a Vitória – 612 km
De Porto Seguro a Belo Horizonte – 952 km

De Porto Seguro ao Rio de Janeiro – 1100 km.
De Porto Seguro a São Paulo – 1482 km
De Porto Seguro a Goiânia – 1698 km


Serviços  

Dispondo de uma vasta rede hoteleira em Arraial – são cerca de 850 pousadas ou hotéis da região. -, citamos o Saint Tropez Praia Hotel (http://saint-tropez.com.br/ )  por oferecer uma infraestrutura perfeita para o conforto do turista. Massagens, loja de souvenirs, gastronomia internacional, passeios de lancha, ultraleve e quadriciclo, além de translado até a vila, são uns dos serviços oferecidos.
Localizado na Praia do Parrancho, o hotel está bem ao lado de uma das praias mais lindas do Brasil. A Praia Taípe.


*O Jornalista Eduardo Andreassi viajou a convite do Saint Tropez Praia Hotel  
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

    Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação...

    Com protocolos minuciosos, Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas é aberta aos participantes

    Para o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, cuidado com a saúde e expansão da tecnologia são conquistas das feiras neste período POR ZAQUEU...

    Azul apresenta sua aeronave Ararinha Azul, em Viracopos (Veja Vídeo)

    A aeronave Ararinha Azul da Azul Linhas Aéreas foi apresentada nesta quinta-feira (3) em Viracopos no centro de manutenção da companhia, ao lado do...

    Em solenidade de abertura, 15º Festival das Cataratas destaca a retomada do turismo no Brasil

    “Estamos no momento da retomada, da esperança”, afirmou o idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli POR ZAQUEU RODRIGUES O Festival de Turismo das...

    Ministério do Turismo informa que Caixa Econômica inicia operações com recursos do Fungetur

    O Ministério do Turismo acaba de informar em nota que o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) ganhou um importante reforço agora com a Caixa...

    Arquitetos e historiadores apoiam abaixo-assinado contra privatização do Ginásio do Ibirapuera

    Um abaixo-assinado contra o Projeto de Concessão do Governo do Estado para os equipamentos do Ginásio do Ibirapuera e do Conjunto Desportivo "Constâncio Vaz...

    Relacionadas

    Open chat