Anakena, a praia exclusiva da ilha exclusiva

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen (De Hangaroa, Ilha de Páscoa)*

Se existe exclusividade no Oceano Pacífico podemos apontar a Ilha de Páscoa, a única em um raio de 4 mil quilômetros. Se existe exclusividade na ilha, podemos dizer que é a baía de Anakena, lugar mais bonito ao nível do mar, com a única praia com todas as características que conhecemos.   Os coqueiros que decoram essa prainha lembram, por sua distribuição tamanho e bailado, os coqueiros do Jardim de Alá, em Salvador. A praia com seus 200 metros de cumprimento é a pérola da ilha, únicos metros quadrados onde se tem uma breve lembrança de nossas areias tropicais. Existe também, colado à Anakena, a prainha de Ovahe, no entanto é encravada abaixo de um penhasco, envolta por muitas pedras e de difícil acesso.

“Hotu Matua construiu a sua primeira casa exatamente aqui, mostrou Roberto Rinco, nosso guia, apontando para um alicerce em meio à areia e ao gramado, protegido por uma faixa e um clássico “Não Ultrapasse”.

De acordo com a história oral da ilha, o rei Hotu Matua chegou aqui por volta do ano 400 d.C. com sua rainha em duas canoas gigantes e mais de 7 mil súditos, que se espalharam pela ilha. A praia possui os moais Ature Huki e Nau Nau, restaurados em 1954.

Veja também as mais lidas do DT

Por estas e por mais uma dezena de razões, Anakena não é uma praia qualquer. Para acessá-la é preciso apresentar o ticket dos Parques Nacionais.

A praia possui os moais Ature Huki e Nau Nau, restaurados em 1954
A praia possui os moais Ature Huki e Nau Nau, restaurados em 1954

Acesso e estrutura

O atrativo é muito bem estruturado para receber visitantes, já que possui centro de informação turística, banheiro administrado por uma empresa concessionária (1 dólar), pequenos restaurantes, área para pic-nic e um pequeno posto para primeiros socorros.

A estrada que liga Hangaroa à Anakena – Avenida Hotu Matua – é uma das melhores da ilha e é possível chegar lá em carro alugado, táxi (+ou- 20 dólares, ida e volta), bicicleta, ou contratando alguma agência ou pousada. São cerca de 20 quilômetros.

Os coqueiros que decorram a praia de Anakena lembram, por sua distribuição tamanho e bailado, os coqueiros do Jardim de Alá, em Salvador
Os coqueiros que decorram a praia de Anakena lembram, por sua distribuição tamanho e bailado, os coqueiros do Jardim de Alá, em Salvador

 

* O DIÁRIO DO TURISMO – viajou a convite do grupo Transoceânica (Chile), com a cobertura do seguro GTA, comunicação ChatSim e apoio JoãoAraújo Promoção
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade