Especialista fala ao DIÁRIO sobre oscilação cambial após vitória de Trump

Continua depois da publicidade

Redação do DIÁRIO

Com propostas controversas e polêmicas, como a adoção de técnicas de tortura em ações militares e a abertura em relação ao uso de bombas nucleares, além do famoso muro que separaria os Estados Unidos do México, foi eleito na noite de ontem o candidato republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

A decisão popular do país norte-americano influencia as relações geopolíticas e econômicas para muitos países, inclusive o Brasil. Em entrevista ao DIÁRIO, o operador de câmbio da Ourominas, Aparecido Ferreira, falou sobre as mudanças e possíveis cenários futuros no câmbio e, consequentemente, nas viagens de brasileiros ao exterior. Confira:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Pode explicar por que ocorreu a imediata queda nas bolsas de valores da Ásia após a confirmação da eleição de Donald Trump?

APARECIDO FERREIRA – O mercado tem mostrado grande preocupação em relação às entrevistas que Trump fez, colocando todo mundo na retaguarda. Estavam todos muito preocupados em relação às afirmações polêmicas como colocar um muro no México e muitas outras coisas. Em um primeiro momento, realmente o impacto foi muito grande.

Ocorreram várias alterações e stop loss no mercado, que é o pessoal que estava em uma posição contrária acionando as ordens de stop loss [operação na qual o investidor deixa programada a venda das ações quando estas atingem determinado preço]. Isso realmente detona as vendas no mercado. Referente a isso, foi o que aconteceu logo na abertura dos mercados.

DIÁRIO – Qual a sua análise sobre a moeda americana a partir de agora?

APARECIDO FERREIRA – Acredito que o mercado apresentou, hoje mesmo, um impacto muito grande logo na abertura, que chegou a ficar com quase 3% de queda e no decorrer do pregão ele foi se restabelecendo. O pessoal foi analisando quais os fatores que poderiam acionar isso e chegaram à conclusão, logo após o resultado da eleição e a entrevista do Trump, que ele foi bastante conciliador. Foi outra pessoa, mais tranquila, pedindo para que viessem governar junto com ele.

O mercado cedeu do nível alto em que estava na abertura e agora está dando uma estabilizada nessa faixa de 1,5% de queda mais ou menos no dólar comercial. Acredito que o mercado vai estabilizar nessa faixa de R$ 3,15 ou R$ 3,20, momentaneamente. Vai depender muito do que vier daqui para frente. Quais serão as medidas e ideias em seu governo.

DIÁRIO – Para quem vai viajar em janeiro ou dezembro, recomenda-se comprar dólar imediatamente ou aguardar?

APARECIDO FERREIRA – Para quem já tem programada uma viagem para janeiro mais ou menos, pode começar a pensar em adquirir gradativamente, dependendo da quantidade, para fazer um preço médio. Se eventualmente o mercado ceda, ainda tem mais a comprar. Se o mercado subir muito, já comprou e fica mais ou menos em uma posição confortável.

O mercado está se tranquilizando com certo medo. Ainda continua com uma oscilação muito forte. Se você acompanhar a bolsa de valores nesta quarta-feira (9), chegou a ficar com quase 4% de queda na abertura, ficou positivo poucos momentos atrás [15h] e já está voltando a ficar negativa. Será de uma volatilidade muito grande. Em um momento de grande baixa, quem tiver que comprar, faça.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade