Um avião da Latam, que operava o voo LA 3914 entre São Paulo e Rio de Janeiro, arremeteu na noite desta quarta-feira (12) ao se aproximar do Aeroporto Santos Dumont, desviando de uma embarcação que navegava na Baía de Guanabara, nas proximidades da pista de pouso.
Com informações da Folha de S.Paulo e da Latam
Apesar da manobra, a aeronave, que partiu do Aeroporto de Congonhas, conseguiu pousar com segurança no Santos Dumont às 18h13, dentro do horário programado.
Segundo a Infraero, a embarcação estava dentro da área permitida, delimitada por boias náuticas, e “em nenhum momento comprometeu a segurança das operações”.
A Latam destacou que todos os passageiros desembarcaram normalmente e que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. “A segurança é um valor imprescindível para a companhia e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, afirmou a empresa em nota.
Outro incidente no Galeão um dia antes
O caso ocorreu apenas um dia após outro incidente envolvendo um avião da Gol, que, durante a decolagem no Aeroporto do Galeão, colidiu com um carro de manutenção. O voo G3 1674, com destino a Fortaleza, precisou abortar a decolagem na noite de terça-feira (11), por volta das 22h.
Segundo a Gol, todos os passageiros e tripulantes desembarcaram sem ferimentos e receberam atendimento da companhia. Já os dois funcionários que estavam no carro sofreram escoriações leves, foram atendidos no aeroporto e liberados.
A concessionária RIOgaleão informou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigará as causas do incidente e por que a caminhonete estava na pista.