Belo Horizonte é contemplada em edital do Ministério da Cultura

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

Belo Horizonte ganhou mais força para conquistar o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. A Prefeitura regional, por meio da Belotur, inscreveu a capital mineira no edital do Ministério da Cultura (MinC). Projeto oferece às cidades ganhadoras consultoria para elaboração do dossiê que será entregue à Unesco. Das 24 inscritas, Belo Horizonte ficou em 5º lugar, com 79,25 pontos, e foi contemplada juntamente com 14 cidades.

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada oficialmente na última terça-feira, 16/10, pela Belotur. A previsão é que o resultado saia em outubro de 2019 e a capital mineira terá como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão. O anúncio da candidatura foi feito no encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura.

Planos de desenvolvimento

Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros, tenham a cultura como base e contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja também as mais lidas do DT

Para integrar a rede, a cidade deve preparar um dossiê, que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. Deve apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao Programa.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, esta é uma das ações que integram o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia da Prefeitura de Belo Horizonte, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

Confira aqui as cidades vencedoras do edital do MinC:

  1. Diamantina (MG) / Música / 86.08 pts.

  2. Cataguases (MG) / Cinema / 81.25 pts.

  3. Niterói (RJ) / Cinema / 80.33 pts.

  4. Campinas (SP) / Música / 79.67 pts.

  5. Belo Horizonte (MG) / Gastronomia / 79.25 pts.

  6. Duque de Caxias (RJ) / Artes Midiáticas / 70.41 pts.

  7. São Paulo (SP) / Gastronomia / 70.08 pts.

  8. Novo Hamburgo (RS) / Cinema / 69.00 pts.

  9. Rio das Ostras (RJ) / Música / 68.75 pts.

  10. Itaboraí (RJ) / Artesanato e Artes Folclóricas / 66.58 pts.

  11. Pelotas (RS) / Música / 65.67 pts.

  12. Imbituba (SC) / Artesanato e Artes Folclóricas / 64.33 pts.

  13. Santana de Parnaíba (SP) / Artesanato e Artes Folclóricas / 63.25 pts.

  14. Aracajú (SE) / Música / 62.67 pts.

  15. Taubaté (SP) / Música / 61.83 pts.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade