InícioEconomia do turismoBelo Horizonte é contemplada em edital do Ministério da...

Belo Horizonte é contemplada em edital do Ministério da Cultura

Das agências com edição do DT

Belo Horizonte ganhou mais força para conquistar o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. A Prefeitura regional, por meio da Belotur, inscreveu a capital mineira no edital do Ministério da Cultura (MinC). Projeto oferece às cidades ganhadoras consultoria para elaboração do dossiê que será entregue à Unesco. Das 24 inscritas, Belo Horizonte ficou em 5º lugar, com 79,25 pontos, e foi contemplada juntamente com 14 cidades.

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada oficialmente na última terça-feira, 16/10, pela Belotur. A previsão é que o resultado saia em outubro de 2019 e a capital mineira terá como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão. O anúncio da candidatura foi feito no encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura.

Planos de desenvolvimento

Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros, tenham a cultura como base e contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para integrar a rede, a cidade deve preparar um dossiê, que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. Deve apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao Programa.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, esta é uma das ações que integram o Programa Municipal de Turismo Gastronômico, elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia da Prefeitura de Belo Horizonte, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

Confira aqui as cidades vencedoras do edital do MinC:

  1. Diamantina (MG) / Música / 86.08 pts.

  2. Cataguases (MG) / Cinema / 81.25 pts.

  3. Niterói (RJ) / Cinema / 80.33 pts.

  4. Campinas (SP) / Música / 79.67 pts.

  5. Belo Horizonte (MG) / Gastronomia / 79.25 pts.

  6. Duque de Caxias (RJ) / Artes Midiáticas / 70.41 pts.

  7. São Paulo (SP) / Gastronomia / 70.08 pts.

  8. Novo Hamburgo (RS) / Cinema / 69.00 pts.

  9. Rio das Ostras (RJ) / Música / 68.75 pts.

  10. Itaboraí (RJ) / Artesanato e Artes Folclóricas / 66.58 pts.

  11. Pelotas (RS) / Música / 65.67 pts.

  12. Imbituba (SC) / Artesanato e Artes Folclóricas / 64.33 pts.

  13. Santana de Parnaíba (SP) / Artesanato e Artes Folclóricas / 63.25 pts.

  14. Aracajú (SE) / Música / 62.67 pts.

  15. Taubaté (SP) / Música / 61.83 pts.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque