Cautela e sensatez para o Carnaval – por Alexandre Sampaio*

Continua depois da publicidade

Fevereiro se aproxima e, com ele, o Carnaval – a maior festa popular de nosso país, que arrasta milhões de brasileiros e estrangeiros para as ruas. Mas, novamente, nos deparamos com um cenário semelhante ao de 2021: aumento absurdo de casos de contaminação. Após muitas especulações, tudo indica que o Carnaval de rua, que ocorreria entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março deste ano, está oficialmente cancelado em várias cidades do Brasil, entre as quais: Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus e os mais famosos, como Rio de Janeiro e Salvador, também estão na lista de cancelamento.

A notícia não abala somente os foliões saudosos, que anseiam por retomar a folia e celebrar a vida, mas também prejudica os setores de comércio e serviços, especialmente aqueles ligados ao turismo, o que inclui os setores de hospedagem, alimentação preparada e bebidas. Já podemos projetar queda de 20% a 25% no faturamento deste ano, o que é considerado um valor alto, pois, em muitos pontos turísticos, o ápice de arrecadação anual e a maior oportunidade de novos negócios para micro, pequenos e médios empresários são oriundos das festas de Carnaval. Na hotelaria, os preços vão baixar para tentarmos reverter a situação, mas, ainda assim, não teremos boa ocupação. A preocupação é constante, principalmente onde temos muito turismo de folia, como Salvador e Rio de Janeiro.

Segundo a CNC, o Carnaval é responsável, tradicionalmente, por 30% de todo o faturamento do turismo em fevereiro

E nos bares e restaurantes estima-se queda de 50% a 70% com relação ao período pré-pandemia. Para dimensionar as perdas, podemos observar que, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval é responsável, tradicionalmente, por 30% de todo o faturamento do turismo em fevereiro. O economista da CNC, Fábio Bentes, explica que este ano o prejuízo acaba sendo ainda maior porque o setor já vem perdendo receita desde o início do ano passado. A CNC calcula ainda, que o segmento já tenha perdido cerca de R$ 261,3 bilhões, entre março e dezembro do ano passado — o equivalente a mais de quatro meses de faturamento, sendo que apenas o setor de turismo perdeu cerca de 400 mil vagas formais de trabalho em 2020, em decorrência da crise sanitária.

Veja também as mais lidas do DT

Apesar dos prejuízos financeiros, que são muitos e inestimáveis, a inquietação com a possibilidade de contágio acelerado de Covid-19, da variante ômicron e da influenza em decorrência do Carnaval resultou nestas medidas severas para o período. São muitas incertezas sobre o risco representado pela nova cepa do coronavírus à economia global. Portanto, esses cancelamentos são um mal necessário neste momento. Devemos buscar obedecer às normas sanitárias e incentivar à vacinação para que tão logo retomemos as festividades brasileiras e, consequentemente, a economia do nosso país. A situação nos exige cautela e sensatez para que futuramente possamos trilhar novos caminhos de recomeço e comemorações.

Entretanto, ressalto que é importante que sejam adotadas, pelas autoridades, medidas compensatórias para os setores envolvidos. Destaco que, em efeito cascata, um dos cenários será a diminuição de postos de trabalho e a retração da renda da população, uma vez que o Carnaval ajuda a girar a economia.


*Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade