Como divulgar de forma eficiente o turismo de seu município?

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Cada vez mais, menos se acredita  no que o Estado fala do próprio Estado

por Eduardo Mielke*

Se você perguntar para os empresários da sua cidade o que eles esperam da Secretaria de Turismo (Sectur), te garanto que mais de 80% irá responder: divulgação e marketing. Tecnicamente eles querem dizer na verdade promoção turística. A pressão sempre vai nesta mesma direção. Mas, como fazer isso sabendo que os recursos são super limitados??

Muitos na tentativa de querer embarcar na era digital, buscam elaborar sites que, via de regra, estão atrelados ao da própria prefeitura ou ganham outras facetas como aqueles sites que levam a marca do “curtasuacidade“.  Então. Se você, que me lê e está planejando investir o pouco que tem neles, saiba que está ação não te levará a lugar nenhum.  E o motivo é o mesmo: Cada vez mais, menos se acredita  no que o Estado fala do próprio Estado. No entendimento do consumir soa irreal, tipo propaganda enganosa.

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A saída é optar por aqueles grupos de canais que já são mais consolidados como as fanpages, blogueiros de viagens e de Instagram, e os sites das OTA (Online Travel Agency – TripAdvisor, por exemplo). Mas, vamos nos a ter ao primeiro grupo…

Plano de conteúdo

O que a grande maioria destes canais precisa, é de bons e genuínos conteúdos. E é aí que você entra, ligando as pontas. Veja. Trace um plano de conteúdo, atrelado ao DNA do seu Destino. Multiplique o foco. Há pelo menos quatro grandes vantagens de fazer parcerias colaborativas com eles. PRIMEIRO: São percebidos como imparciais pelo grande público. E isso conta muito, pois está associado com a credibilidade.  SEGUNDO: Geralmente são bem mais baratos que os canais convencionais são. TERCEIRO: Há muita muita coisa boa já no ar. É só pesquisar bons e consolidados canais. QUARTO (e principal): Eles tem um público cativo de seguidores.

Trata-se de uma fórmula cade vez mais adotada pós Destinos renomados, como Amsterdam e Barcelona. O mesmo conceito se aplica à cidades pequenas. Portanto, não entre nessa de criar um “curta qualquer coisa”, para qualquer pessoa curtir. Isso é ser inteligente. Articule e coopere com que já faz de forma fácil aquilo que para você será difícil. Não perca tempo. Identifique estes canais e converse com eles. Discuta no COMTUR (incluindo o C&VB) o uso de recursos disponíveis. Pense nisso.

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

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