A Costa Cruzeiros anunciou nesta semana os novos procedimentos operacionais para fortalecer ainda mais as medidas de precaução em sua frota, a fim de garantir a máxima segurança para hóspedes e tripulação.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O novo protocolo de procedimentos de saúde e segurança da Costa Cruzeiros abrange medidas em todas as etapas da viagem, desde a fase de reserva até o desembarque, e envolve exames pré-embarque, serviços digitais aprimorados, procedimento de segurança a bordo e nos terminais, distanciamento social, equipamentos de segurança e proteção, higienização constante e maior capacidade médica a bordo.
Veja também as mais lidas do DT
Para a retomada das operações, a prioridade da companhia está em garantir a segurança e a saúde de todos. Isso implica na implementação de rígidos protocolos, desenvolvidos pela companhia em colaboração com a CLIA, e com especialistas científicos independentes, para enfrentar a situação da COVID-19 de acordo com os padrões nacionais e internacionais de saúde.
Todos os navios da Costa Cruzeiros vão adotar os novos procedimentos, listados abaixo, além de fortalecer os cuidados já existentes.
A Costa Cruzeiros ressalta que monitora continuamente as atualizações relevantes no combate à COVID-19 e, quando necessário, atualizará seus protocolos de prevenção e suas medidas de segurança.
Novos procedimentos
Serviços online
Para garantir a máxima segurança durante as interações entre os hóspedes e a tripulação, será possível contar com soluções tecnológicas e digitais aprimoradas. Check-in online, questionário médico específico de pré-triagem online obrigatório, reservas de experiências online, monitores interativos a bordo e códigos QR, vão estar disponíveis para todos os hóspedes.
Procedimentos de segurança no terminal
Durante o embarque e desembarque, além do uso obrigatório de máscaras no terminal, todos os hóspedes e tripulantes terão que passar por um scanner térmico para medir sua temperatura corporal.
Medidas de distanciamento social
Todos os navios vão operar com a capacidade de ocupação reduzida e com áreas de usos comuns redesenhadas para garantir o distanciamento social.
Higienização
Todos os navios da frota seguem cumprindo os mais altos padrões de limpeza a bordo, seguindo rigorosos protocolos de higienização, com base em padrões sanitários aprovados pela Organização Mundial da Saúde. Além da utilização de tecnologias de higienização e produtos de limpeza desinfetantes antivirais com maior frequência, todas as cabines passarão por um processo de desinfecção antiviral diariamente.
Segurança e proteção a bordo
Desinfetantes para mãos serão disponibilizados em todas as áreas do navio, além dos terminais.
Em excursões e passeios, os ônibus serão higienizados após cada uso e o distanciamento social será garantido por capacidade reduzida. Além disso, a utilização de máscara será obrigatória para os guias turísticos.
Protocolos de segurança para tripulação
Seguindo regulamentos nacionais e internacionais de saúde atuais, a tripulação terá acesso a equipamentos de proteção necessários para realizar seu trabalho com os mais altos padrões de saúde, além de treinamentos específicos sobre os protocolos e práticas de segurança.
Os tripulantes também passarão por triagens diárias, antes e depois do turno de trabalho.
Segurança nos restaurantes
Além de continuar seguindo os mais rigorosos protocolos de segurança nos processos de compras e manuseio de alimentos, os serviços de Alimentos & Bebidas serão adaptados à situação atual, com maior fortalecimento das medidas de segurança e controle.
O acesso aos principais restaurantes do navio será controlado, os espaços serão projetados para cumprir o distanciamento, e somente o serviço de mesa estará disponível, tanto para refeições quanto para bebidas, que serão servidas exclusivamente à mesa pela equipe do restaurante.
Serviço Médico
Todos os navios da frota continuarão equipados com um centro médico, composto por médicos e profissionais da saúde qualificados e experientes, disponíveis 24 horas por dia. As equipes são atualizadas continuamente sobre os protocolos e padrões de saúde para combater a disseminação da COVID-19, além de contar com aconselhamento e apoio de profissionais e instalações médicas externas.