Das agências com edição do DT
Na última segunda-feira (1), no Dia Internacional do Idoso, o Airbnb comemora o crescimento do uso de sua plataforma entre os usuários brasileiros com 60 anos ou mais. A pesquisa realizada referente ao período de setembro de 2017 a setembro deste ano, registrou crescimento de 93% no número dos viajantes da categoria sênior.
Esta é a faixa etária de hóspedes que mais cresce, o que mostra que o uso de tecnologia para encontrar opções de aluguel de temporada não é exclusividade de millennials.
Veja também as mais lidas do DT
Entre os idosos brasileiros, são eles quem recebem as melhores notas dos hóspedes, com 85% de avaliação cinco estrelas. A maioria deste grupo de anfitriões é composta por mulheres (57%).
Viagens domésticas: a preferência dos seniores brasileiros
Os viajantes seniores preferem viajar em grupos – de família ou amigos. Os idosos fazem viagens mais longas do que outras faixas etária. Por exemplo, fazem mais de cinco dias nos destinos domésticos e oito dias fora do país. A viagem doméstica representa 53% das reservas:
- São Paulo (30%)
- Rio de Janeiro (26%)
- Florianópolis (13%).
Entre os destinos internacionais, a Europa é a região de maior interesse. Veja outros locais:
- Portugal (representando 34% das reservas internacionais de seniores brasileiros, com destaque para Lisboa e Porto)
- Itália (16%).
Já para os viajantes seniores estrangeiros que vêm ao Brasil, a cidade do Rio é a preferida, seguida por Florianópolis. Entre os turistas de todas as nacionalidades, as cidades que registraram o maior crescimento em reservas nos últimos 12 meses foram:
- Balneário Camburiú (SC)
- Santos (SP)
- Foz do Iguaçu (PR)
- João Pessoa (PB)
- Belo Horizonte (MG)
De acordo com dados do IBGE, até 2027, o Brasil terá mais de 37 milhões de pessoas acima dos 60 anos. O país está na sexta posição mundial. O Airbnb tem identificado que os brasileiros idosos buscam cada vez mais aproveitar a vida e incluir atividades de lazer em sua rotina.