Crise dos últimos oito anos tirou quase três milhões de empregos para mulheres no Brasil

Empresa especializada em assuntos de mercado analisa a participação das mulheres no mercado de trabalho

Edição do DIÁRIO

Para celebrar a chegada do Dia Internacional das Mulheres, nada mais justo do que tratar da luta por igualdade de condições no âmbito profissional. O trabalho, parte fundamental desse dia, foi estudo do Empresômetro, empresa brasileira especializada em assuntos de mercado.

A entidade realizou um levantamento dos últimos oito anos acerca das trabalhadoras brasileiras, identificando que em sete anos, o índice percentual de ocupação de postos de trabalho, preenchidos por mulheres, cresceu 3% de 2011 até 2018. Numa população de mais de 106 milhões de mulheres, pouco mais de 11 milhões ocupam vagas formais de trabalho, totalizando 39% de todos os postos.

“Levando-se em conta somente o índice percentual se vê um crescimento, mas se olharmos para os números em si veremos que as vagas, na verdade, diminuíram, se em 2011, tínhamos mais de 14 milhões de mulheres empregadas, em 2018 são pouco mais de 11 milhões”, explicou o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral.

Essa queda se dá pela detração da economia nos últimos anos; vimos mais de 10 milhões de postos de trabalho serem extintos, em 2011 eram mais de 39 milhões de empregos ocupados, já em 2018 foram pouco mais de 29 milhões.

A boa notícia é que as vagas para mulheres foram as menos afetadas pela crise recente e mantiveram estável o índice de empregabilidade em todos os setores, sempre girando em torno de 38% do total de empregos.

Empreendedorismo

“Além disso, o emprego formal concorre bastante com o empreendedorismo, tivemos uma mudança de cultura, muito baseada na necessidade, mas que muitos viram como uma oportunidade de crescimento”, diz Amaral. Nesses oito anos, a região Sul acolheu mais de 41% de todas as mulheres com empregos formais, seguido pelo Sudeste com 39,6% e Centro-Oeste com 33,7%.

Também há outro número que salta aos olhos, a maior parte de toda essa força de trabalho, com quase 56%, tem o ensino médio completo. A vaga de vendedora de roupas é a maior ocupação das mulheres trabalhadoras.

Durante o período avaliado pelo Empresômetro, também foi possível identificar a faixa etária com o maior número de mulheres, tendo predominância as idades entre 18 e 24 anos, como mostra a tabela abaixo.

Empregos por faixa etária – Mulheres (2011 – 2018)

Faixa etária

10 a 14 anos – 71.230

15 a 17 anos – 3.321.161

18 a 24 anos – 34.121.662

25 a 29 anos – 21.527.797

30 a 39 anos – 29.138.548

40 a 49 anos – 13.832.349

50 a 64 anos – 5.515.534

Acima de 65 anos – 179.131

Esses dados mostram que ainda há muito a ser feito e que o Dia Internacional da Mulher não é uma simples data a ser comemorada, é um momento de reflexão da participação da mulher na sociedade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

CNC: decisão unilateral de MP fechará unidades do SESC e SENAC de todo o país

CNC: cortes do governo nos recursos de Sesc e Senac prejudicam empresas, trabalhadores e população em plena crise do CoronavírusEDIÇÃO DO DIÁRIOA Confederação Nacional...

Greater Miami Convention & Visitors Bureau cria programa “Miami Eats” para minimizar impacto nos restaurantes

Enquanto as atividades turísticas não se normalizam, restaurantes, museus e atrações em Miami se reorganizam para combater o impacto da pandemia nos negócios locais...

Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19

Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que considera "extremamente eficientes" para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que...

Pesquise sua próxima viagem (para quando puder viajar)

Mas é certo que tudo isso vai passar e em breve poderemos retomar a vida e a rotina de viagens. REDAÇÃO DO DTAs palavras que...

Governo anuncia R$ 200 bilhões para socorrer trabalhadores e empresas

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (1), cerca de R$ 200 bilhões em medidas para socorrer trabalhadores e empresas e ajudar estados e...

Leonel Andrade é o novo presidente da CVC Corp

A CVC Corp acaba de anunciar a chegada de seu novo presidente, Leonel Andrade.EDIÇÃO DO DIÁRIOCom vasta vasta experiência em gestão, tendo passado por conceituadas empresas como...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias