Culinária do norte da Itália é destaque no Ca’d’Oro, em São Paulo

O restaurante Ca’d’Oro foi um marco na gastronomia paulistana em uma época em que culinária italiana era apenas sinônimo de pizzarias e cantinas. Em 1953, o Ca’d’Oro inovou ao trazer para o Brasil pela primeira vez a gastronomia do norte da Itália, na qual se destaca o uso de carnes de caça, assados, molhos ao vinho, polentas e risotos. Essa culinária, proveniente das regiões do Piemonte, da Lombardia, do Vêneto e da Ligúria, tem certas influências francesas, com ingredientes mais delicados e aromáticos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Assim, o restaurante, instalado no tradicional Hotel Ca’d’Oro, serve há décadas pratos atemporais, com o toque do jovem e muito experiente chef Frabrizio M. Guzzoni. O Ca’d’Oro prova que a gastronomia italiana é mais rica e diversificada do que aquela popularmente conhecida. Conheça alguns dos destaques do cardápio:

Antepastos

Tradição italiana para abrir uma refeição, os antepastos do Ca’d’Oro reúnem receitas simples, porém cheias de sabor. Entre elas, o carpaccio Ca’d’Oro, servido desde 1965, e o asparagi alla milanese (aspargos verdes cozidos no consommé com ovo estrelado, parmesão e manteiga ao aroma de trufas), um clássico da Lombardia.

Massas frescas

A receita de massa fresca do Ca’d’Oro é outra tradição da casa desde 1953. Entre as opções, vale destaque para o agnolotti di magro della nonna (massa recheada com misto de queijos magros e espinafre, com molho de manteiga e sálvia) e para o casoncelli alla bergamasca (com recheio à base de vitelo e codeguim italiano e toque de amaretti).

Carnes

O cardápio oferece uma ampla variedade de carnes especiais, como os clássicos ossobuco alla milanese (canela de vitelo assada lentamente ao toque de gremolata, servido com risoto de açafrão) e quaglie alla bergamasca (codornas assadas com pancetta e ervas em fogo brando e servidas no próprio molho, com polenta). Às quartas-feiras, o especial do dia é o coniglio alla lombarda (coelho marinado e assado com vinho branco e sálvia, servido com pappardelle). Já às quintas-feiras e domingos, vale provar o carro-chefe do Ca’d’Oro: gran bollito misto alla piemontese (carnes especiais e legumes cozidos).

Sobremesas

Delícias tipicamente italianas fazem parte do cardápio de doces, como o tiramisu, à base de mascarpone, amaretto, café e chocolate, e a cassata, com sorvetes especiais da casa, crocante e frutas cristalizadas.

Sobre o Hotel Ca’d’Oro

O Ca’d’Oro sempre foi sinônimo de excelência em serviços, de elegância e de uma das melhores cozinhas italianas de São Paulo. Sua fundação data de 1953, na época como um restaurante, e sua trajetória se confunde com a da própria capital paulista. Reaberto em 2016, o hotel tem hoje um design mais moderno, mas não abriu mão de suas tradições e história.

As acomodações têm vistas privilegiadas da cidade. Em cinco categorias, os quartos têm de 27 a 56 m², com decoração elegante e muito conforto. O hotel oferece também piscina e academia panorâmicas na cobertura, sauna, bar e biblioteca. A tradição de décadas continua com o renomado restaurante Ca’d’Oro. No menu, estão pratos típicos da gastronomia do norte da Itália, além de uma prestigiada carta de vinhos.

Localizado entre a Avenida Paulista e o coração do centro da cidade, o Ca’d’Oro possibilita fácil acesso a estações do metrô e aos principais pontos de interesse de São Paulo.

Ca’d’Oro

Rua Augusta, 129, Consolação – São Paulo/SP

Mais informações em: https://www.cadoro.com.br/

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

LATAM pede recuperação judicial nos EUA

Afiliadas na Argentina, Paraguai e Brasil não foram incluídas Por Marcelo Vianna* A Latam Airlines informou oficialmente nessa terça-feira que ajuizou pedido de recuperação judicial nos Estados...

Governo Alemão socorrerá Lufthansa com empréstimo de 9 bilhões de euros

A Lufthansa informou há pouco que o Fundo de Estabilização Econômica (WSF, na sigla original) do governo alemão aprovou pacote de socorro que prevê...

Azul fará voo extra aos EUA antes que país impeça entrada de brasileiros

Diante da medida adotada pelo governo dos EUA, que suspende temporariamente a entrada de brasileiros no país, a Azul irá operar nesta quinta-feira (28)...

Fórum Online de Hotéis Independentes: inscrições já estão abertas!

Evento gratuito será 100% online e reunirá grandes nomes da hotelaria. DIÁRIO é media partner.  EDIÇÃO DO DIÁRIO A 2ª edição do Fórum Online de Hotéis...

Governador de São Paulo, João Dória, diz que nova quarentena não será homogênea

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta segunda-feira, em entrevista à GloboNews, que a atual quarentena adotada em São Paulo para...

Bancorbrás doa 5 toneladas de alimentos para instituições em Brasília

Em tempos de pandemia o isolamento social afetou diversos setores da sociedade, principalmente instituições que ajudam pessoas que fazem parte do grupo de risco....

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias