Curaçao cai no gosto do brasileiro mesmo com dólar na estratosfera

Continua depois da publicidade

As comemorações de 7 de setembro passaram mas os brasileiros que estão em Curaçao continuam comemorando a incrível independência que as viagens oferecem quando combinadas com um destino estruturado e com uma relativa facilidade de acesso.

Por Paulo Atzingen (de Willemstad)*

A ilha é rendilhada por mais de 50 praias espetaculares e oferece desde resorts cinco estrelas, pousadas estilosas e até airbnb, ligados a uma boa malha rodoviária. Atualmente Curaçao tem 4 mil habitações (apartamentos) segundo o órgão responsável pelo turismo do país, o Curaçao Tourist Board.

O número de brasileiros na ilha vem aumentando e isto tem animado o setor. “Este ano temos uma estimativa de ultrapassar os 16 mil turistas do Brasil. No ano que vem – ao que tudo indica – estaremos próximos dos 20 mil. A média de dias do brasileiro em Curaçao é de uma semana. Seus perfis variam: casais, amigos, família”, informa André Rojer, gerente de mercado para a América do Sul do CTB.

Veja também as mais lidas do DT

Embora esse número de dias esteja longe do número médio de permanência que europeus e holandeses ficam (12 pernoites), o grau de aprovação dessa pérola do caribe por brasileiros tem sido muito elevado. Com o dólar nas alturas, o número de dias de permanência na ilha tem feito a diferença para brasileiros. Tudo aqui tem que ser multiplicado por 4, acrescido de um detalhe logístico: sem produzir um único grão, ou um único quilo de carne, todos os produtos são importados.

Brasileiros em Curaçao

Silvio e Sirlei Ramalho: piscina gigante inesquecível (Crédito: DT)

“Não conheço água tão transparente como essa, uma piscina gigante que vou levar na lembrança para sempre”, afirma Silvio Marconi, paulista de Vargem Grande do Sul. Marconi e sua esposa, Sirlei Ramalho compraram um pacote de uma semana. A propaganda boca a boca nunca sai de moda, como no caso de Silvio e Sirlei. “Meu filho veio o ano passado e falou maravilhas daqui. Viemos por sua indicação”, revela Silvio.

Vanessa Marques, Helenisa Romanini, Ana Maria Mano, Heloisa Romanini e Marisa Romanini: amigas no paraíso (Crédito: DT)

O DIÁRIO encontrou na paia Cas Abao uma turma de brasileiras muito entusiasmadas com a qualidade dos serviços e dos produtos de Curaçao. “Sempre compramos pacotes juntas em uma agência de viagem de São Paulo. Esta foi uma escolha muito correta porque todos nós gostamos de praia e de mar”, afirmou Vanessa Marques. O grupo ficou sete dias andando pela ilha com carro locado já no Brasil.

Termômetro Brasil

A brasileira Val Muller, concierge do Sunscape: 300 brasileiros em setembro (Crédito: DT)

A concierge do Sunscape Resort Curaçao, Val Muller consegue traduzir o movimento de brasileiros na ilha holandesa, isso porque o seu hotel é um termômetro para esse tipo de público. “Por sermos o único all inclusive de Curaçao (até dezembro, pois será inaugurado o Dream Curaçao, do mesmo grupo hoteleiro mexicano, o AM Resorts), recebemos cerca de 60% de todos os brasileiros que chegam aqui”, adianta à reportagem.

Segundo ela, este ano o movimento de brazucas aumentou em 70%. “Isso se deu pelo ótimo trabalho dos operadores e pelo custo-benefício de um all-inclusive”, arrisca. A concierge adianta que dos brasileiros que se hospedam em seu hotel 70% são casais e 30% distribuídos em famílias e grupos de amigos. “Só neste mês de setembro passarão por nosso resort cerca de 300 brasileiros”, comemora a brasileira que é de Florianópolis e está a cinco anos na ilha.

Compra direto no site

Casal de brasileiros comprou pacote diretamente nos sites de viagem

O casal Alexandre e  Jacqueline Jover após fazer algumas pesquisas em agências de viagem descobriu que a forma mais econômica seria montar a sua própria viagem. “Efetuei a compra direto no site”, informa Alexandre. “A ilha é um dos meus lugares favoritos pra descansar. Não é a toa que venho para cá pelo quarto ano consecutivo, minha esposa costuma dizer que aqui é nosso refúgio”, declarou.

Avianca e Copa Airlines são as duas companhias aéreas que operam para o destino e que saem do Brasil.

__________Dicas do DT

  • Levar o passaporte atualizado com pelo menos 6 meses de validade e Cartão Internacional de Vacinação (CIVP) – constando a vacina contra a febre amarela;
  • Roupas leves para o dia e para a noite;
  • O habitante de Curaçao fala fluentemente o papiamento, holandês, espanhol e inglês. Escolha um desses idiomas ou arrisque o “portunhol”;
  • A moeda em Curaçao é o Florin das Antilhas Holandesas (US$ 1 = 1.75 florins); recomendamos que levem dólare ou euros e façam o câmbio em hotéis e/ou bancos. São aceitos todos os cartões de crédito;
  • Não esquecer do protetor solar.

________________________

#VisiteCuracao #SintaVoceMesmo #Curacao

________________________

*O jornalista Paulo Atzingen viajou com bilhetes da RXT Travel Operadora, seguro GTA e tem o apoio de Curaçao Tourist Board.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade