Na terça-feira (14/1), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, deu as boas-vindas no Palácio 29 de Março ao presidente do Instituto Municipal de Turismo, José Luiz Velloso, e ao diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos. O encontro teve como objetivo debater estratégias para impulsionar o setor turístico tanto na capital paranaense quanto em todo o Estado.
“Nos últimos oito anos, avançamos muito, principalmente no mercado internacional, e agora vamos investir também no mercado nacional. Curitiba tem estrutura e potencial para ser um dos principais destinos do Brasil, para isso vamos ampliar nossas parcerias”, afirmou o prefeito.
Visibilidade nacional e internacional
No decorrer da reunião, foram discutidas estratégias para trazer grandes eventos para a cidade, aumentar a visibilidade de Curitiba no mercado nacional e internacional, além da viabilidade de implementar o sistema de isenção de impostos em Curitiba e em outras importantes cidades turísticas do Paraná.
Marcelo Martini, diretor de Operações no Viaje Paraná, expôs a ideia de implementar o sistema tax free em Curitiba e os benefícios que essa iniciativa poderia trazer. O tax free é uma modalidade que possibilita aos turistas internacionais receberem o reembolso, na forma de cashback, dos impostos pagos por suas compras no Brasil, o que estimula o consumo e torna o destino mais atrativo do ponto de vista econômico.
Um estudo será conduzido em colaboração com os destinos paranaenses que desejam adotar o sistema, em conjunto com o Viaje Paraná. O prefeito manifestou seu apoio para que Curitiba participe das análises de viabilidade.
Segundo Irapuan Cortes Santos, o Viaje Paraná também tem desempenhado um papel importante na promoção dos destinos turísticos do Estado. Com mais de 10 mil agentes de viagens treinados, o serviço social autônomo trabalha para otimizar custos e fortalecer a presença do Paraná em feiras internacionais. “A participação conjunta de Curitiba, Foz do Iguaçu e outros destinos do Estado em estandes únicos tem gerado resultados positivos”, garantiu.
Pimentel também reforçou a estratégia de turismo metropolitano. “Vamos trabalhar para ampliar a estada dos turistas que visitam a região. Curitiba já é um destino consolidado internacionalmente, com destaque em mercados como Barcelona e México. Agora, é hora de investir na presença nacional e fortalecer nossa posição em todo o Brasil”, concluiu.
Também participaram da reunião o gestor de Turismo do Instituto Municipal de Turismo, Leonardo Camargo; o diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar; e o assessor especial da presidência, Daltron Neto.
*Fonte: Prefeitura de Curitiba