Decantar ou não decantar, eis a questão!

Depois de esvaziar o vinho no decantador da para beber na hora…? Ou ainda tem que mexer e deixar oxigenar…, se for isto, quanto tempo e necessário para oxigenar?

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Essas perguntas são de Héctor Mañhon, um amigo mexicano naturalizado brasileiro e que mora em São Paulo.

E ele ainda complementa: O vinho branco e/ou rose precisa ser decantado ou de oxigenação?

Werner Schumacher, responde: 

Não é fácil responder a sua pergunta Héctor, pois tudo é muito relativo em um vinho, sempre depende de algo e esse algo pode ser inúmeros fatores.

Decantar é uma prática destinada aos vinhos de guarda ou antigos, que apresentam algum depósito no fundo da garrafa, que devem ser separados para melhor apreciação do vinho tinto. Branco ou rosé normalmente isso não ocorre, salvo raríssimas exceções.

- Advertisement -

Dizem até que a garrafa dos vinhos de Bordeaux (foto acima), que são armazenados por bom tempo, apresentam depósitos e o desenho da garrafa ajuda a decantação, facilita a retenção desses sedimentos, que prejudicarão a apreciação do vinho.

Já as garrafas dos vinhos da Borgonha (foto acima) tem outro formato, pois a maioria desses vinhos são bebidos jovens, portanto, sem a necessidade de decantar.

Oxigenar ou não?

Quanto há questão de oxigenar ou não o vinho, realmente, é uma falha dos produtores de vinho em não indicar a necessidade.

Conto-lhe uma experiência que tive: ganhei uma garrafa de um vinho italiano da Valpolicella e como iria chegar tarde em casa, resolvi jantar num restaurante da cidade, pedi então para abrir o tal vinho, não gostei pra nada, então pedi outro vinho. Depois de Comer e tomar o outro vinho que escolhi, creio 1 hora ou hora e meia depois, resolvi provar o vinho italiana, cuja garrafa havia ficado aberta por esse tempo, incrível, o vinho estava maravilhoso e descia redondo sem a comida.

A esse vinho bastaria abrir a garrafa e deixá-lo por uma ou duas horas para oxigenar o vinho e abrir os aromas, sem a necessidade de usar o decanter.

Meu filho Max Felipe, que é engenheiro agrônomo e enólogo, decidiu abrir com antecedência todo e qualquer vinho da uva Pinot Noir, pois para ele o vinho evoluciona bastante.

O famoso enólogo francês Emile Peynaud, em seu livro O Gosto do Vinho, diz que os vinhos muito novos devem ser oxigenados, pois a maioria se encontra ainda fechado, portanto deve abrir para liberar os aromas, enquanto os vinhos de guarda devem ser apenas decantados e logo consumidos, pois podem perder com a oxigenação.

Há ainda algumas dicas:

– sirva um pouco de vinho numa taça, cheire-o, se não percebes nenhum aroma, gire a taça de modo a agitar o vinho, cheire novamente, nada chamou a atenção, prove-o e veja se percebes algo ou taninos um pouco adstringente, esse vinho deverá ser aerado.

– Abra um vinho e prove-o, sirva-o em uma taça e deixe parado por uns 10 minutos, se notar uma evolução, areje-o. Não se esqueça de colocar a rolha na garrafa antes de iniciar os 10 minutos.

A maioria dos vinhos encontrados no mercado não precisam ser aerados, pois são vinhos jovens, exceto se muito novo, menos de um ano.

Há ainda alguns acessórios que aceleram a aeração.

Fotos gentileza de Acessórios Tuttovino

Com relação aos vinhos brancos e rosés, eu os prefiro jovens e frescos, sem motivos para oxigenar.

Para o dia a dia eu costumo comprar um Cabernet Sauvignon da Casa Zorzi, fica perto da minha casa e é uma vinícola colonial, costumo por numa jarra, mas sobretudo para determinar a dose, mas assim mesmo o vinho evolui.

Tudo depende muito da experiência de cada um, portanto, comece a experimentar, que é o melhor caminho, provando que se aprende.


Werner Schumacher, é o alemão brasileiro que na década de 80 e 90 do século passado trouxe os insumos da Europa para o início da vinicultura no Rio Grande do Sul, e portanto, no Brasil.

Sem meias palavras, Werner durante o último ano escreveu sobre inúmeros assuntos do universo do vinho. Defendeu a viticultura heroica de montanha, ficou do lado dos pequenos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul, enalteceu a importância do enólogo em uma propriedade que produz vinho. Além de tudo isso, e com muita classe, critica os marqueteiros que tentam desmistificar o mundo do vinho com seus produtos padronizados e sem caráter.


As perguntas a WERNER SCHUMACHER podem ser enviadas para o Whatsapp do DT: (11) – 99361-4862 – ou no próprio Comentários do Leitor (logo abaixo)

 

 

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    “Guias de turismo em breve mostrarão sua força, o pior já passou”, diz presidente da Fenagtur

    Nesta segunda-feira (10), se comemora o dia do Guia de Turismo no Brasil. A data serve para ressaltar a vital importância deste profissional no...

    Sky Samuara Hotel diversifica o público e tem expectativas positivas para a retomada do turismo

    O Sky Samuara Hotel integra a diversificada rede de hotéis do grupo Sky, na Serra Gaúcha. O Samuara fica em Caxias do Sul (RS),...

    Bertioga realiza evento “Maio Náutico” nos próximos dias 21 e 22

    Gratuito, evento em Bertioga acontece nos dias 21 e 22 de maio, das 10h00 às 18h00 e das 14h00 às 18h00, respectivamente. A pandemia C-19,...

    No Dia do Guia de Turismo Liguia realiza evento online

    O Dia do Guia de Turismo é celebrado nesta segunda-feira (10) e, para prestigiar esses profissionais tão importantes para o setor do Turismo, a...

    Turistas latino-americanos vacinados na praia de Miami Beach, Flórida

    Um posto de vacinação temporária aplicou neste domingo em Miami Beach, Flórida, 175 vacinas da Johnson & Johnson, a marca preferida dos turistas por...

    Itália volta a receber turistas internacionais dia 15. Brasil está fora

    Após uma longa espera, a Itália vai reabrir suas portas para os turistas internacionais. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agência ANSA A partir do próximo sábado (15),...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing