Dicas do DIÁRIO: nove passeios históricos pela Cidade Maravilhosa

Continua depois da publicidade

 Cidade Maravilhosa quem não quer conhecer e ainda mais no verão? Rica em belezas históricas e naturais, o Rio de Janeiro é uma das cidades que mais recebe visitantes durante o ano todo, principalmente no verão.

E se você quer conhecer além do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Ipanema e Copacabana, a cidade oferece muitos outros lugares magníficos. Entre eles, lugares que contam um pouco da história da cidade e do país. Veja abaixo os melhores passeios históricos para se conhecer no Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro e seus passeios históricos

Ao visitar a Cidade Maravilhosa, não deixe de conhecer também um pouco de sua história. Ao fazer isso, você vai contemplar belezas incríveis de monumentos históricos e culturais. Conheça alguns passeios históricos pela Cidade Maravilhosa:

Veja também as mais lidas do DT

  1. Real Gabinete Português de Leitura

Se você é apaixonado por literatura, livros e leitura, encontrará dentro do Real Gabinete Português de Literatura muitos tesouros. Esse acervo de livros foi criado pelos portugueses no ano de 1837 e possui mais de 400 mil livros, sendo todos de títulos diferentes. É um local encantador por dentro e por fora!

  1. Museu Histórico Nacional

Que tal voltar 500 anos de história? Além de estar localizado em um lugar estratégico, ao lado da Baía Guanabara, seu acervo conta com cerca de 350 mil itens. A instituição foi criada em 1922 e é dividida em três edifícios que tem um charme à parte por ser antigo. Neles, está: o Arsenal de Guerra, a Casa do Trem e o Forte de Santiago. O museu guarda preciosidades históricas entre suas paredes de linhas que percorrem parte da história nacional.

  1. Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

No ano de 1670 a igreja ainda era apenas uma capela construída no top do Outeiro, localizado no bairro da Glória. Os turistas religiosos ou os que gostam de estruturas históricas, irão adorar conhecer este local rico em beleza. As missas são aos domingos das 9h e às 11h, caso você queira assistir.

  1. Paço Imperial

Esse foi o primeiro lugar habitado pela Família Imperial no ano de 1808 até 1822, quando eles vieram para o Brasil pela primeira vez. Em 1985 o local foi transformado em um centro cultural de exposições, concerto, peças teatrais, conferencia e seminários sobre distintos assuntos.

  1. Centro Histórico do Rio de Janeiro

O lugar reúne diferentes atrativos históricos e tudo muito perto um do outro. Você poderá conhecer: Arcos da Lapa, Museu Nacional de Belas Artes, Rua do Ouvidor, Biblioteca Nacional, Cais do Valongo, Arco do Teles, Confeitaria Colombo e muitos outros. Aproveite para fazer um tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro.

  1. Jardim Botânico

Criado em 1808 pelo D. João VI, era chamado naquela época de “Jardim da Aclimação”, pois abrigava animais de espécies que vinham das Índias Orientais e que ficavam lá para se adaptarem ao clima brasileiro. É um local maravilhoso para os que gostam do contato com a natureza e de fazer passeios ao ar livre. Além disso, o lugar possui a principal biblioteca botânica do Brasil e monumentos históricos interessantes, por exemplo, o Solar da Imperatriz, uma construção de 1750.

  1. Theatro Municipal

Está entre os prédios históricos mais importantes do Rio de Janeiro e só a sua arquitetura já compensa a visitação. Por dentro, o lugar possui decoração imponente e já foi palco de inúmeros eventos, como músicas, teatros e danças. Ao visitá-lo, aproveite a programação vigente.

  1. Centro Cultural Banco do Brasil

É um dos espaços culturais mais frequentados da capital carioca. Assim como em outras cidades brasileiras, ele oferece programação cultural que inclui obras de artes, teatro e cinema. Em 1880 sua pedra fundamental foi lançada, porém, só foi transformado em centro cultural no final da década de 1980.

  1. Fachada do edifício da Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal ficou conhecida por abrigar o “Último Baile Imperial” alguns dias antes da Proclamação da República. A ilha hoje faz parte do patrimônio da Marinha e abriga em seu interior documentos da Marinha desde 1914. O edifício, chamado também de castelo, é aberto para visitantes que queiram contemplar o local histórico e as vistas maravilhosas que a Ilha Fiscal proporciona. Visitá-la é como estar em um castelo de contos de fadas, com arquitetura neogótica e torres que embeleza ainda mais o lugar.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade