Cadastur começa a funcionar no Distrito Federal

Continua depois da publicidade

O Ministério do Turismo quer ampliar a formalização do setor com a modernização do sistema de cadastro dos prestadores de serviço, o Cadastur;
atualmente são 221 meios de hospedagens irregulares

REDAÇÃO com agências –

O novo sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos, o novo Cadastur, entra em vigor no Distrito Federal nesta quinta-feira (18) e a expectativa é que o Ministério do Turismo consiga ampliar o número de meios de hospedagem cadastrados no DF passando dos atuais 58 para 279 cadastros – que é o número de estabelecimentos registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo Ministério do Turismo no ano passado.

Além da formalização das pousadas e hoteis, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias:

  • Agência de turismo
  • Parque temático
  • Acampamento turístico
  • Organizadora de eventos
  • Guia de turismo
  • Transportadora turística.

“Não basta trabalharmos na sensibilização dos prestadores sem dar a eles mecanismos para fazerem os cadastros. Nesse sentido, nosso grande lançamento do ano é o novo Cadastur, uma plataforma totalmente virtual, com uma interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Veja também as mais lidas do DT

Tecnologia e otimização

O novo Cadastur faz com que todo o processo de cadastro seja realizado eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno. Quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado pelos órgãos de controle. Caso o mesmo não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil.

O Cadastur estra em vigor em todo o país até março. A implantação será feita em etapas, começando pelo Distrito Federal, como um projeto piloto, e na sequência será expandido para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul, respectivamente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade