Dois passeios nas águas doces e salgadas de Bertioga (SP)

Continua depois da publicidade

Alguns municípios praianos do Estado de São Paulo foram mais abençoados em sua geografia que outros e são generosos ao oferecer aos seus visitantes – e também aos seus moradores – não só mar e praia, mas uma variedade de atrativos que agradam a gregos e troianos, brasileiros, paulistas e paulistanos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


Bertioga, por exemplo, é um desses municípios que tem uma bacia hidrográfica rica (são cinco rios: Itapanhaú, Itaguaré, Guaratuba, Itatinga e Jaguareguava) com ofertas de passeios fluviais na restinga, e por entre a Mata Atlântica. Na cidade também dá para desfrutar atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna, na água salgada. O DIÁRIO destaca dois desses passeios:

Passeios no Rio Jaguareguava

Bruno Guazzelli é monitor ambiental responsável pelos passeios fluviais da empresa Jaguareguava Ecoturismo, que oferece incursões por entre os calmos rios do Parque Estadual da Restinga de Bertioga.

Veja também as mais lidas do DT

Passeios em canoa canadense são oferecidos pela Jaguareguava Ecoturismo (Crédito: DT)

“São passeios de uma a quatro horas, com toda a segurança e com inúmeras atrações”, afirma Guazzelli. Lembra ele que as atrações são silenciosas nada que lembre o estardalhaço do mercado consumidor tradicional. Trata-se do avistamento de pássaros, peixes, contemplação da flora, o contato com o ecossistema equilibrado de uma área de transição entre a mata Atlântica, a restinga e o mangue. “É praticamente uma meditação, um encontro com a natureza em seu estado mais puro”, afirma Bruno ao DT.

Sua empresa oferece vários tipos de passeios em canoas canadenses, caiaques, canoas stand up e catamarãs adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Os monitores ambientais: Luciana Martins Ribeiro da Associação de Monitores locais de Bertioga (Amolb) Bruno Guazzelli da Jaguaregava Ecoturismo e Cristiano Borges da Buriquioca Ecoturismo

Passeios na Escuna Pérola Negra

Para quem prefere água salgada Bertioga também oferece opções muito atraentes. Uma delas é o passeio em uma das embarcações da empresa Gênesis Ilha Turismo, comandada por Helena Sotero e Alexandre Araújo.

“Nossa principal atração e produto e a escuna Pérola Negra, para até 280 passageiros,  considerada a maior do litoral paulista”, afirma Helena Sotero ao DT.

O que “salvou” a empresa durante a pandemia foi o fretamento para pesca (grupos fechados em família) do barco Shalon (Crédito: DT)

Helena adianta que a embarcação é homologada pela Marinha Brasileira e oferece passeios de 1h30 a 2 horas na orla e no canal de Bertioga.

Roteiro: saída do canal de Bertioga, passando pelo Forte São João, Forte São Luiz, Praia Branca, Praia Preta, Ilha do Guará, Ilha Rasa, Praia do Pinheirinho e praia do Ipiranga com parada de 15 a 20 minutos para mergulho. 

“Apesar de oferecermos o passeio a um custo atrativo (R$ 30 por pessoa) e ter muita procura em tempos normais, durante a pandemia o que nos salvou foram os fretamentos no nosso barco Shalon”, revela Helena à reportagem.

Segundo ela, com as restrições exigidas pela saúde pública, o jeito foi oferecer pacotes fechados para pesca em família a valores em torno de R$ 1.400 com direito a 12 horas de navegação.

A empresa Gênesis Ilha Turismo é comandada pelo casal Helena Sotero e Alexandre Araújo (Crédito: DT)

Serviço:

Água doce

Canoagem no Rio Jaguareguava

(11) 94702-0906 Whatsapp

(11) 94700-3923 Whatsapp

www.jaguareguava.com.br


Água salgada

Escuna Pérola Negra/ Barco Shalon

(13) 98112-0765 Whatsapp

(13) 99602-8211 Whatsapp

Www.escunagenesis.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade