Edifício histórico, Hotel José Nogueira, em Punta Arenas, ajuda a contar história da sua cidade

Continua depois da publicidade

Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DIÁRIO, de Punta Arenas (Chile)

“Este é o edifício palácio Sara Braun. A construção foi terminada em 1900. José Nogueira chegou aqui aproximadamente no ano de 1870. Não se sabe exatamente em que barco, mas era marinheiro. Era uma pessoa que não sabia ler, escrever. Foi trabalhando com madeira que Nogueira fez fortuna e tornou-se a pessoa mais rica da região. Sara Braun era o nome de sua esposa, de origem russa, bem mais nova que ele”, resume, orgulhosa, Marie Loiuse Roux Pittet, gerente do Hotel José Nogueira, a história do edifício declarado patrimônio histórico chileno, que tornou-se hotel em 1992, após anos abandonado.

Em frente à praça Muñoz Gamero, em Punta Arenas, no Chile, a construção secular segue o tom da maioria dos prédios no centro da cidade, com traços da arquitetura europeia da época em que foi construído, oferecendo aos hóspedes uma viagem ao passado, graças principalmente à decoração, que procura manter a atmosfera antiga e traços de sua história.

Veja também as mais lidas do DT

Recepção do hotel. (Foto: DIÁRIO)
Recepção do hotel. (Foto: DIÁRIO)

Neste empreendimento, construído para servir de residência, os ambientes foram adaptados para que se pudesse manter os cômodos originais de arquitetura neoclássica, o que faz com que nem todos os apartamentos sejam iguais. Alguns espaços, como um dos restaurantes – o Shackleton – mantêm a mobília original. No lobby, em frente à recepção, livros contando as principais histórias de grandes navegadores e lendas da região sul do continente, dispostos em móveis rústicos, compõem o ambiente aconchegante. Lá fora, nesse início de primavera, os termômetros marcam uma média de 10 graus centígrados durante o dia.

Anos Dourados de Punta Arenas

Assim como na maioria dos lugares na cidade, todos os espaços comuns e apartamentos do hotel contam com calefação. Os hóspedes também têm acesso a wifi, bar, restaurantes, telefone, business center, televisão, quatro salões para eventos, entre outras facilidades.

“Esta baixa temporada está bem melhor que as anteriores. Estamos recebendo muitos hóspedes. Temos trabalhado para diminuir a sazonalidade. A cidade de Punta Arenas pode ser visitada o ano todo, tem atividades o ano todo”, explica a gerente Marie, acrescentando que a maioria dos hóspedes é de origem chilena, seguidos pelos argentinos, norte americanos e brasileiros.

jose_nogueira_2_09_16

A cidade de Punta Arenas mantém, ainda hoje, edifícios da época de sua colonização e características de sua importância marítima, já que, antes da construção do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a principal rota de navios para a passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O hotel José Nogueira é um dos que resistem e mantêm o estilo do que alguns habitantes chamam de “anos dourados de Punta Arenas”.

www.hotelnogueira.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade