El Salvador destaca surf e turismo de negócios durante a 43ª ABAV Expo

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter do DT

El Salvador, pequena nação centroamericana, também está de olho nos brasileiros, mesmo com a crise econômica. Não é à toa, o destino montou um grande estande no Anhembi e trouxe uma delegação de alto nível composta por funcionários do Ministério do Turismo de El Salvador, hoteleiros e empresários, além de diplomatas residentes em Brasília.

Com mais de 6 milhões de habitantes, El Salvador divulga mundialmente o surf, um dos produtos mais destacados no turismo por lá. Salvador Palma Montoya, gerente de marketing e novos mercados do Ministério do Turismo, comentou ao DIÁRIO que “a participação na Expo ABAV teve como motivo estabelecer parcerias com operadores e firmar convênios de cooperação. Estamos participando pelo segundo ano consecutivo com estande e queremos que os brasileiros conheçam as belezas naturais e históricas de nosso país. Estamos trabalhando bastante o turismo de aventura e esportivo, especialmente o surf, já que nossas praias são conhecidas internacionalmente pela boa qualidade das ondas, direitas e indicadas para surfistas com nível de intermediário para avançado.”

Veja também as mais lidas do DT

Diana Marcela Vanegas Hernandez, embaixadora de El Salvador no Brasil, e Abelino Arqueta Lazo, conselheiro comercial do Escritório Comercial em São Paulo.
Diana Marcela Vanegas Hernandez, embaixadora de El Salvador no Brasil, e Abelino Arqueta Lazo, conselheiro comercial do Escritório Comercial em São Paulo.

História e Negócios

Junto com o surf e o turismo de sol e praia, outros dois segmentos que ganham fomento no mercado brasileiro são o histórico-cultural e o de negócios. O destaque também fica para os vulcões e parques para observação de pássaros. “El Salvador tem um dos mais modernos aeroportos de toda a América Central. Contamos com muitos voos internacionais e a infraestrutura aeroportuária é muito benéfica à indústria de negócios da região”, pontua Diana Marcela Vanegas Hernandez, embaixadora salvadorenha no Brasil. A diplomata, residente em Brasília (DF), afirmou ao DIÁRIO que além do aeroporto, o país mantém investimentos nos portos, um deles é o Porto da União Centroamericana, que desenvolverá economicamente a zona oriental do país.

Nossa participação na feira ABAV é estratégica. Adicionalmente às atividades de nosso Ministério de Turismo, nossa embaixada realiza uma série ações de promoção de El Salvador por aqui para conhecimento do público brasileiro. Como exemplo, em março de 2015, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília promoveu o ‘Concerto pela Paz, a Vida e a Justiça em El Salvador’, uma noite em homenagem à retomada da democracia em nosso país”, comenta Vanegas Hernandez.

Escritório Comercial em São Paulo

Dentro da estratégia de expansão mundial, em 2013, o governo salvadorenho inaugurou na capital paulista um escritório comercial para incrementar as relações comerciais. Atualmente existem 11 escritórios similares espalhados ao redor do mundo. A unidade de São Paulo está localizada no mesmo prédio onde funcionam a Abav-SP, Aviesp e Abracorp (Rua Doutor Vieira de Carvalho, 115, centro). Quem coordena os trabalhos de promoção é o conselheiro comercial Abelino Arqueta Lazo.

Lazo afirmou ao DIÁRIO que tem feito um trabalho de aproximação com os empresários do turismo e de outras áreas. “Desde a inauguração do escritório, estamos investindo muito no Brasil. A realização de reuniões e convênios durante a 43ª ABAV Expo é um fruto de nosso trabalho de prospecção”, finaliza Abelino durante a passagem da equipe do DT no estande de El Salvador.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade