Equipotel destaca soluções para adequação às PNE’s

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

No início de 2018, a acessibilidade e os direitos das pessoas com necessidades especiais obtiveram avanços junto ao setor da hotelaria. Em março, a Presidência da República aprovou o decreto nº 9.296/2018. Ação obriga empreendimentos como hotéis e pousadas a ofertarem no mínimo 5% dos seus dormitórios com produtos normatizados à NBR 9050. Atividade especifica os elementos que compõem um ambiente adequado às Pessoas com Necessidades Especiais (PNE’s). Assim como outros 5% dos dormitórios com ajudas técnicas e recursos de acessibilidade.

A Equipotel destaca alguns expositores que levarão produtos à feira que ajudam o hoteleiro a conseguir se adequar às medidas. Desde as mais conhecidas barras de apoio, até sistemas de segurança amigáveis a portadores de necessidades especiais, a feira é um local para encontrar todos os itens adequados à NBR 9050 da ABNT.

Veja também as mais lidas do DT

A discussão havia sido iniciada em 2015, quando foi atualizada a NBR 9050 e o prazo dado aos estabelecimentos já existentes era janeiro de 2018. A necessidade do decreto presidencial outorgado em março, aponta para uma dificuldade por parte dos empreendimentos à adequação da norma. Os obstáculos são muitos, mas sobretudo encontrar fornecedores com produtos adequados, bom preço e na totalidade do que determina a norma.

Abaixo alguns destaques da feira:

Roca Brasil – Celite

Dentro do portfólio da Roca Brasil, a Celite estará na Equipotel trazendo a sua linha Acesso. Os destaques ficam com as bacias sanitárias e as barras de apoio.

Quanto às bacias sanitárias existem diferentes modelos, indicados para quem tem assistência e para o usuário com independência, que consegue ir ao banheiro desacompanhado.

A bacia sanitária sem abertura frontal, da linha Acesso, é indicada para uso de pessoas desacompanhadas. Principalmente em banheiros públicos e coletivos, e estabelecimentos comerciais. O modelo com abertura é indicado para utilização em residências, clínicas, hospitais e demais locais onde o usuário conta com assistência. Em ambas as versões, as bacias foram desenvolvidas de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, com altura de 43 cm, superior às bacias padrão que medem entre 38 e 40 cm. Isso facilita o acesso à cadeira de rodas, por exemplo.

Nos quesitos qualidade e funcionalidade, as bacias sanitárias Acesso contam com o mesmo padrão de outras linhas da Celite. Com sistema especial de furo de jato, proporciona melhor fluxo de água na descarga. Além de diminuir o barulho e os riscos de entupimento. Conta também com acionamento de 3 e 6 litros, que permite maior economia de água.

As barras de apoio, indicadas para pessoas da melhor idade e para quem tem mobilidade reduzida, podem ser usadas ao lado do lavatório e da bacia sanitária. A linha Acesso conta com 5 modelos de barras com tamanhos diferentes. Sendo uma delas articulada, o que permite maior versatilidade na aplicação.

DNI Key West

A DNI Key West, empresa de condutores elétricos, traz à Equipotel o DNI 4240 Alarme Audiovisual PNE / PCD. O equipamento oferece ao deficiente autonomia para solicitar auxílio sempre que necessário.

Ao ser acionado, o aparelho, de baterias independentes, dispara uma Sirene e sinal de luz pelos LEDs instalados. O alarme é emitido até que o módulo seja relacionado, após a resolução do problema em questão. O aparelho conta com design moderno e prático, permitindo a instalação sem necessidade de acompanhamento técnico. O aparelho é normatizado pela ABNT na NBR 9050.

Socimol (Colchões Ônix)

Na Equipotel estarão em exposição alguns modelos dos Colchão Ônix. Dentre elas, a Box Sommier para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). O produto tem tecido antiderrapante 100% Poliéster, com tratamentos anti cupim, anti mofo e chapa de madeira. Além de contemplar a regulamentação da norma NBR 9050.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade