Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes terá mais de 200 atrações

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, Tiradentes recebe o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que está em sua 19ª edição. O evento, que faz parte do projeto Fartura, marca o calendário da cidade. O festival reuniu cerca de 40 mil pessoas em 2015.

Neste ano, haverá cerca de 200 atrações gastronômicas. Elas se dividem entre Jantares, Restaurantes na Praça, Cozinhas ao vivo, Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes de Tiradentes.

Veja também as mais lidas do DT

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que acumula mais de 68 mil km rodados, percorrendo todos os estados brasileiros e mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar. Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica.

– Jantares: Os jantares são algumas das atrações mais tradicionais do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, unem chefs do país inteiro. Estarão à frente dos jantares realizados pelo festival os chefs Onildo Rocha), Flávio Trombino, Fred Trindade e Paulo Machado, que se unem ao chef Rodolfo Mayer no restaurante Angatu. No restaurante Pacco & Bacco, o chef Rafael Pires recebe Morena Leite, Carlos Kristensen, Joca Pontes e Alberto Landgraf.

– Espaço Aulas Senac, Pousada Escola Senac e Espaço Interativo Senac: Chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar tanto aulas teóricas como práticas, além de promover degustações para o público. Os espaços reunirão palestrantes que darão aulas gratuitas sobre os sabores brasileiros, Tiradentes vai receber nomes como João Barreto, Fabio Moreira e Luiz Américo Camargo. Outro chef que também levarão seus temperos regionais para o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes é Wanderson Medeiros ao lado de Luca Bahia e Jaime Solares, Léo Paixão, entre outros.

– Cozinha ao Vivo: o público poderá acompanhar a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs. Estarão no Cozinha ao Vivo Rodrigo Zarife, Iara Rodrigues, Alysson Muller, Mario Portella e Wanderson Medeiros.

Gastronomia e arte 

Seguindo a já tradicional proposta de integrar gastronomia e programação cultural, Tiradentes vai receber atrações musicais e cênicas. Na programação musical estão o cantor e instrumentista Curumin, que incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba em suas músicas, o grupo mineiro de música popular brasileira Graveola e o Lixo Polifônico, e a banda instrumental Os Distraídos, além de Lucas Santanna e Larissa Baq, enquanto na parte cênica se apresentam o Grupo Trampulim, com o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, a Cia de Inventos, com o “Santo Seu Hilário”, o grupo Giramundo, com o espetáculo “O Aprendiz Natural”, e o Catibrum, que apresenta “O Som das Cores”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade