sexta-feira, janeiro 24, 2025
InícioEconomia do turismoFITUR 2025: Bahia prospecta novos voos internacionais

FITUR 2025: Bahia prospecta novos voos internacionais

A Bahia participa da Feira Internacional de Turismo (FITUR), um dos principais eventos globais do setor que está sendo realizado no espaço Ifema, em Madri, na Espanha. A programação, que teve início no dia 22 e segue até domingo (26), inclui a promoção de destinos e rodadas de negócios. A expectativa é de que mais de 250 mil pessoas circulem pelo local, entre profissionais e público visitante. Este ano, o Brasil é o país parceiro.

O DIÁRIO participa como midiapartner da FITUR

No estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), operadores e agentes de viagens conhecem a diversidade de experiências oferecidas pelo estado. Além disso, têm a oportunidade de degustar acarajé, cocada e cachaça. O espaço recebeu a visita de diversas autoridades brasileiras, incluindo, por exemplo, o embaixador na Espanha, Orlando Leite Ribeiro; o ministro do Turismo, Celso Sabino; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“A Bahia tem crescido no turismo nacional e internacional. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 50% na entrada de visitantes estrangeiros. O resultado é fruto do trabalho de promoção no exterior e captação de voos. Para 2025, o desafio é avançar mais, em parceria com o Governo Federal”, destacou o ministro Sabino.

Mercado internacional

Ademais, Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, ressalta a importância da participação do estado na FITUR. “Esse alinhamento entre os governos estadual e federal tem contribuído para colocar a Bahia em posição de liderança no turismo nacional. Além disso, somos o destino que recebe o maior número de visitantes estrangeiros no Nordeste. Portanto, a nossa participação na FITUR visa conquistar mais espaço no mercado internacional”, disse.

Não obstante, as conversações com Air Europa e Ita Airways revelaram potenciais expansões de rotas. Assim sendo, atualmente, três frequências semanais conectam a Espanha à Bahia. Destarte, as tratativas incluem a possibilidade de estabelecer nova rota direta entre Itália e destinos baianos.

Diversidade de experiências

Portanto, a presença na feira posiciona a Bahia como líder turística do Nordeste brasileiro. Todavia, as estratégias de marketing internacional ganham força com a participação na FITUR. Nesse interim, destinos turísticos baianos conquistam visibilidade entre operadores e agentes de viagens internacionais. Assim, a diversidade de experiências atrai olhares de potenciais visitantes de diferentes nacionalidades.

Outrossim, o espaço baiano funciona como vitrine cultural, apresentando características únicas do estado. Portanto, visitantes conhecem a rica herança cultural, gastronômica e paisagística da região. Nesse contexto, cada detalhe no estande conta uma história, convidando o mundo a descobrir a Bahia.

Destino de excelência

Assim, a Bahia segue expandindo horizontes turísticos. Consequentemente, com parcerias estratégicas e promoção consistente, o estado projeta crescimento sustentável no turismo internacional. Desse modo, o destino se consolida como destino de excelência, atraindo olhares de todo o planeta.

Em resumo, a participação na FITUR 2025 representa mais que um evento internacional, significa a construção de pontes culturais, econômicas e turísticas entre a Bahia e o mundo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Roberto Maia
Roberto Maia
Jornalista

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque